A.C. Littleton (1886–1974) [Ananias Charles Littleton] deixou o cargo de jovem telegrafista ferroviário para ingressar na área da educação contábil e se tornou um dos principais protagonistas no desenvolvimento da contabilidade e do ensino contábil nos Estados Unidos e no cenário internacional. Formou-se na Universidade de Illinois em 1912 com um diploma em administração de empresas, com ênfase em contabilidade -na época ainda não existia um curso específico na área. Após um curto período atuando como auditor em Chicago, na empresa Deloitte, Plender, Griffiths and Company, retornou ao seu antigo campus em 1915 como instrutor de contabilidade. Encontrou na docência uma experiência estimulante e tornou-se um dos professores pioneiros de contabilidade nos EUA entre 1915 e 1952.
Sua influência no ensino da contabilidade se evidencia principalmente por sua atuação pioneira e criativa na educação de pós-graduação. Littleton preparou o primeiro curso de contabilidade em nível de pós-graduação da instituição, nos anos 1920. O curso teve sucesso acadêmico. A disciplina original de teoria contábil foi subdividida em teoria e história contábil, e essa divisão continuou com o surgimento de novos temas. Até sua aposentadoria, em 1952, a marca de Littleton esteve presente em todos os cursos de pós-graduação em contabilidade da universidade.
Obteve um mestrado em economia em 1918, também pela Universidade de Illinois, algo incomum, na época, para membros do corpo docente. Conclui em 1934 o doutorado em economia. Sua tese, Accounting Evolution to 1900, publicada em 1933, foi amplamente aclamada e continua sendo uma das principais obras da história da contabilidade.
Littleton dominou a orientação de teses na Universidade de Illinois. Das 225 teses de pós-graduação concluídas entre 1913 e 1952, orientou 76 delas (34%). No caso das teses de doutorado, sua influência foi ainda maior: orientou 24 das 26 concluídas durante sua permanência no departamento. Foi também provavelmente o principal responsável por conceber e promover, até sua aceitação acadêmica, o primeiro programa de doutorado em contabilidade do mundo. O primeiro aluno concluiu o curso em 1938.
Seus hábitos de leitura ampla e reflexão constante o levaram naturalmente à valorização da publicação científica, em um momento em que a contabilidade ainda tinha poucos veículos de divulgação. Atuou como editor da Accounting Review por vários anos e publicou numerosos artigos ao longo de sua carreira. Foi autor ou coautor de seis livros sobre teoria contábil. Sua obra conjunta com o professor da Universidade de Michigan, William Andrew Paton, An Introduction to Corporate Accounting Standards (1940), continua sendo uma referência essencial na teoria contábil moderna. Escreveu também a monografia Structure of Accounting Theory (1953), publicada pela American Accounting Association (Monografia nº 5). No total, publicou mais de 100 artigos em periódicos contábeis e empresariais.
Ao longo de sua carreira como educador, Littleton defendeu ideias que considerava fundamentais para que a contabilidade se tornasse um instrumento mais eficaz para os negócios. Foi um defensor do conceito de custo histórico, embora nem todos concordassem com ele. Por ter vivido tanto os anos de euforia dos anos 1920 quanto a crise dos anos 1930, compreendia - talvez mais do que os contadores contemporâneos - os impactos da inflação e da deflação sobre a economia e os demonstrativos contábeis. O conceito de custo histórico permanece como base da contabilidade contemporânea, ainda que tenha passado por modificações e propostas de expansão, visando refletir melhor as mudanças no poder de compra.
Além disso, em seus textos e palestras, Littleton defendia o papel central da determinação do resultado na teoria contábil. Acreditava fortemente nos procedimentos de alocação de custos, o que o levou, junto a Paton, à formulação do conceito de matching — ou seja, a correspondência entre custos e receitas —, que continua sendo um dos pilares da contabilidade. Para ele, a estrutura da teoria contábil deveria se basear em princípios derivados de forma indutiva, a partir da experiência e da prática, o que também permanece como uma ideia relevante nos debates atuais da área.
Littleton foi um dos primeiros a entrar no Accounting Hall of Fame (Galeria da Fama da Contabilidade. às suas ideias. Poucos contribuíram tanto para a educação contábil quanto ele.
Adaptado do verbete escrito por Vernon K. Zimmerman, The History of Accounting
Leia aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário