Translate

05 abril 2025

Grandes nomes da contabilidade dos EUA: William Beaver


William Beaver (1940-2024) é um dos principais nomes da pesquisa contábil ligada aos mercados de capitais, tendo contribuído de forma contínua e significativa desde os anos 1960. Formado pela Universidade de Notre Dame e doutor pela Universidade de Chicago, esteve inserido em um ambiente acadêmico de destaque ao lado de nomes como Fama, Jensen e Scholes. Seu trabalho inicial, que investigou a capacidade de índices financeiros preverem falências, deu origem a uma ampla literatura sobre distress financeiro. Posteriormente, suas pesquisas sobre o impacto dos anúncios de resultados no comportamento das ações consolidaram a escola de pensamento que conecta contabilidade e mercados de capitais.

Beaver utilizou a teoria da eficiência de mercado como base para muitos de seus estudos e sempre procurou aplicar suas conclusões à prática contábil. Defendeu que a simples existência da divulgação de informações é mais relevante para o mercado do que sua forma ou posição nos demonstrativos contábeis. Participou de comitês da SEC e do FASB, influenciando debates importantes, como o sobre contabilidade para variações de preços nos anos 1980.

Foi também um dos principais articuladores da reforma na formação doutoral em contabilidade, introduzindo métodos analíticos e empíricos rigorosos e maior integração com áreas como economia e finanças. Lecionou durante anos na Universidade de Stanford. Recebeu diversos prêmios da AAA e do AICPA, além de ter presidido a American Accounting Association em 1988.

Faleceu em 2024. 

Beaver revolucionou a maneira como percebemos a pesquisa na contabilidade. 

(Fonte: verbete escrito por George Foster para The History of Accounting) (Foto: aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário