Translate

28 março 2025

Vida longa ao Contabilidade Financeira

Ao ler um artigo do Napkin Math, refleti sobre o futuro da Contabilidade Financeira. Desde sua criação, o blog tem divulgado ideias e fatos sobre contabilidade e áreas afins. Em muitos casos, notícias de interesse da contabilidade, que não recebiam o devido reconhecimento na mídia tradicional, puderam ser divulgadas aqui. Nos últimos anos, no entanto, temos falhado em manter uma regularidade, talvez como reflexo do novo ambiente de produção, transmissão e acesso ao conteúdo.

A chegada da IA realmente transformou a forma como trabalhamos, e isso inclui a produção de conteúdo em um blog. Como destaca o Napkin Math, a IA reduziu significativamente o custo de produção de conteúdo. Uma postagem como esta, feita por um ser humano, demanda pelo menos uma hora de reflexão, redação e revisão. Já a IA gera um texto em questão de segundos — ainda que, muitas vezes, vazio de substância. Temos utilizado essa tecnologia para a tradução de textos, mas não para a produção do conteúdo original do blog. Apesar da IA, não estamos publicando um número maior de postagens. Já os publishers, sim, inundando o mercado com textos e mais textos, ajustados ao gosto do freguês: basta solicitar à IA que produza um texto emotivo, engraçado ou convincente.

Outro fenômeno já perceptível é que as pessoas estão recorrendo à IA para responder às suas dúvidas, em vez de lerem o texto original ou mesmo consumirem conteúdos sem uma demanda específica. Nas palavras do Napkin Math, a IA se tornou um "agregador de atenção". Recentemente, mostramos que muitas pessoas deixaram de consultar o Stack Exchange e passaram a recorrer diretamente ao GPT. No entanto, a fonte do GPT é o próprio Stack Exchange, e essa migração pode desestimular especialistas a participarem de comunidades colaborativas.

Confesso que não acompanho as estatísticas de tráfego do blog, mas é perceptível que perdemos espaço para o TikTok e o Instagram. E agora devemos estar perdendo espaço para o GPT. Também reconheço que um grande motivador — egoísta, é verdade — para continuar escrevendo no blog é o fato de que essa atividade me ajuda a redigir melhor, a estruturar melhor meus argumentos e me dá prazer ao saber que algo que publiquei foi lido e absorvido, ainda que por um único leitor. Gosto de imaginar que, talvez, uma resposta dada pelo GPT neste exato momento tenha se baseado em algo que escrevi aqui. Vida longa ao blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário