Translate

27 março 2025

IA e economia

Why LLMs are so good at economics

Consigo pensar em algumas razões:

Pelo menos por enquanto, mesmo os LLMs muito bons não podem ser considerados confiáveis em termos de originalidade. E, pelo menos por enquanto, um bom raciocínio econômico não exige originalidade — muito pelo contrário.

Boas cadeias de raciocínio em economia não são muito longas nem complicadas. Se se estendem por demais, provavelmente há algo errado com o argumento. O comprimento dessas cadeias eficazes de raciocínio está bem dentro das capacidades dos melhores LLMs atualmente.

Grande parte da boa economia exige uma síntese entre considerações teóricas e empíricas. Os LLMs são especialmente bons em fazer sínteses.

Em argumentos e explicações econômicas, frequentemente há múltiplos fatores envolvidos. Os LLMs são muito bons em listar múltiplos fatores — às vezes são “bons até demais” nisso, “aargh! não aguento mais uma lista, por favor…”

Artigos de periódicos econômicos costumam ter alta qualidade e, em geral, são consistentes entre si, baseando-se em ideias comuns como curvas de demanda, custos de oportunidade, ganhos com o comércio, e por aí vai. As chances são de que um bom LLM tenha sido treinado com “o material certo”.

Muitas ideias centrais da economia são “difíceis de perceber do zero”, mas “fáceis de entender uma vez que você as vê”. Isso também favorece os modelos, que são excelentes em digerir conteúdo.

E, por isso, LLMs de qualidade tendem a se sair melhor em economia do que em muitas outras áreas de investigação.

Penso que muito se aplica na área de contabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário