Translate

23 março 2025

Diamantes, tecnologia e custo de produção

Um texto longo da Bloomberg analisa o caso da De Beers, que chegou a ter 90% do mercado de diamantes do mundo. Em cinco anos, uma revolução da tecnologia colocou em dúvida o futuro da empresa. Eis um trecho

Manish Shah trabalha na indústria de diamantes de Nova York há 25 anos e é dono da GEMXO, uma empresa atacadista que fornece pedras preciosas soltas para revendedores, fabricantes e grandes varejistas, operando a partir de um escritório no distrito de diamantes. Até cerca de cinco anos atrás, todos os diamantes que fluíam através de seu negócio tinham sido desenterrados de uma mina.
Hoje, esse número caiu para metade. O resto foi feito em laboratório.
“Agora isso é sem precedentes. Isso é algo inovador, isso nunca aconteceu antes”, disse Shah em uma entrevista. “Toda a indústria está em um tumulto.”
(...) Ao contrário das gemas de imitação, como a zircônia cúbica, os diamantes cultivados em laboratórios têm as mesmas características físicas e composição química que as pedras minadas. Eles são feitos de uma semente de carbono colocados em uma câmara de microondas e superaquecidos em uma bola de plasma brilhante, criando partículas que podem eventualmente cristalizar em diamantes. A tecnologia é tão avançada que os especialistas precisam de uma máquina para distinguir entre gemas sintetizadas e minadas.
Jóias de moda baratas foram especialmente atingidas – os clientes que anteriormente gastariam algumas centenas de dólares por pedras erradas agora podem obter diamantes sintéticos perfeitos pelo mesmo preço. O Boston Consulting Group estima que a produção de diamantes cultivados em laboratório cresceu 10 vezes em seis anos, arrastando para baixo tanto a demanda quanto os preços de seus equivalentes naturais.
E enquanto a produção de pedras cultivadas em laboratório explodiu, o preço despencou. Fontes dizem que os preços no atacado caíram mais de 90% na última meia década e agora estão acima do custo de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário