Translate

10 fevereiro 2025

Vale quanto pesa?


Em alguns países, o dinheiro físico ainda é uma realidade, sendo amplamente utilizado. Em outros, há um processo de transição, com uma clara tendência para o uso de transações por meios digitais. Poucos países enfrentam a situação em que o governo, diante do uso massivo da moeda digital, está tentando incentivar o uso do dinheiro físico.

Uma das questões a considerar é o custo. No caso do dinheiro físico, é necessário comparar o custo de produção com o valor de face da moeda. O gráfico acima mostra um exemplo em que um centavo custa mais três centavos para ser produzido e distribuído nos Estados Unidos. É verdade que essa diferença desfavorável é compensada pelas outras moedas (abaixo). No passado, havia uma relação clara entre o valor de face da moeda e o custo do metal utilizado na produção. Mas isso é coisa do passado.



O que muitas vezes não questionamos é o custo dos meios de pagamento digitais. Veja o caso do PIX. Quem está pagando por cada transação que fazemos? Parte do custo deve ser assumida pelo governo. Nesse caso, o governo pode ter interesse em pagar a conta, pois ganha em termos de informações sobre os contribuintes (ou potenciais contribuintes) e por permitir o acesso de pessoas ao sistema financeiro. Porém, parte do custo é bancada pelas instituições financeiras. Esse custo pode ser compensado pelo aumento no número de contas, o que eleva os ganhos na intermediação financeira. Mas será que a conta fecha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário