Translate

25 fevereiro 2025

Quando a mensuração é complicada


Eis mais um caso para pensarmos sobre a complexidade da mensuração. 

No passado, quando uma empresa estava pensando em vincular um comercial, ela consultava os números do Ibope para saber quais eram os programas de televisão mais assistidos. Era possível estimar com razoável precisão o número de aparelhos ligados em uma determinada hora no país.

Nos dias atuais, tudo isso é bastante confuso. Além da proliferação de aparelhos de televisão, hoje é possível assistir a um programa em um computador. Veja a dor de cabeça que isso provocou em quem precisava tomar a decisão de efetuar um gasto de propaganda para uma empresa.

Adicione a isso o fato de que existem canais pagos e a possibilidade de assistir a um programa ou filme na televisão sem estar ligado a uma empresa de transmissão – tudo isso começou com as fitas VHS e continuou com os streamings.

No caso dos streamings, não é sequer possível comparar os programas mais vistos da Netflix com os da Prime. A primeira conta "horas vistas" e visualizações; o segundo streaming prefere "visitantes". E essas empresas também complicam isso, tentando manipular seus dados.

Quando a Netflix anuncia que um filme alcançou dez milhões de lares, a mensuração não é bem o que parece. Não significa que dez milhões de pessoas assistiram ao filme, mas que dez milhões de contas assistiram pelo menos dois minutos. Para a Netflix, dois minutos já são suficientes para indicar que foi uma escolha intencional. Mas uma pessoa que começou um filme e, cinco minutos depois, abandonou por não gostar, parece que não deveria entrar na conta da empresa. Ou alguém que acabou de ver um filme e outro começou de maneira automática também está nessa conta.

Em suma, ninguém realmente sabe quem está assistindo a quê. Tudo o que sabemos é que há muito conteúdo por aí e, certamente, muitas pessoas assistindo a algo. Mas isso não significa que nada disso seja significativo, memorável, muito menos bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário