Em um artigo interessante, Hannah Ritchie analisa a trajetória histórica da poluição do ar e destaca lições para países que ainda enfrentam altos níveis de poluição. A autora observa que, em nações como o Reino Unido, a qualidade do ar melhorou significativamente ao longo dos séculos, mas nas cidades do terceiro mundo, como Delhi, Dhaka e Acra continuam a registrar níveis alarmantes de poluição.
Historicamente, a poluição do ar segue um padrão em forma de "U" invertido durante o desenvolvimento econômico de um país: inicialmente baixa, aumenta com a industrialização e diminui à medida que tecnologias limpas são adotadas e políticas ambientais são implementadas. No entanto, esse processo pode levar séculos, expondo gerações inteiras a condições prejudiciais. Mas Ritchie argumenta que, com o conhecimento e as tecnologias disponíveis atualmente, é possível acelerar essa transição e evitar os erros do passado.
Um exemplo destacado é a redução das emissões de dióxido de enxofre (SO₂), principal causador da chuva ácida. Países como o Reino Unido conseguiram diminuir essas emissões em mais de 99% desde os anos 1960, combinando a redução do uso de carvão com a implementação de tecnologias de dessulfurização.
Eis a emissão histórica de SO2 do Reino Unido e Brasil:
Aqui de óxido de nitrogênio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário