Cientistas estão aderindo em massa ao DeepSeek-R1, um modelo de inteligência artificial (IA) voltado para "raciocínio", que é barato e poderoso, e que fez o mercado de ações dos EUA despencar após seu lançamento por uma empresa chinesa na semana passada.
Pesquisadores apontam algumas vantagens notáveis do DeepSeek:
- O modelo é muito mais barato de usar do que concorrentes proprietários, como o o1 da OpenAI. Seu chatbot online, DeepThink, é gratuito.
- Pesquisadores podem baixar o DeepSeek para seus próprios servidores, executá-lo e desenvolvê-lo gratuitamente, o que representa uma vantagem em termos de privacidade.
- Em testes preliminares com tarefas científicas baseadas em dados, o DeepSeek apresentou desempenho equivalente ao o1.
No entanto, há também algumas desvantagens:
- O modelo falha em algumas tarefas relativamente simples, que também costumam confundir outros grandes modelos de linguagem, como contar quantos estados dos EUA possuem a letra "W" no nome.
- O DeepSeek-R1 parece incapaz, em certos momentos, de fornecer informações sobre temas considerados sensíveis pelo governo chinês, embora não esteja claro se isso é uma limitação embutida no modelo ou se decorre de restrições aplicadas à sua interface.
Esse é um resumo, mas o texto original está aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário