De acordo com um processo judicial envolvendo direitos autorais, a empresa Meta (responsável pelo Instagram e WhatsApp) teria utilizado indevidamente materiais de treinamento para o desenvolvimento de sua inteligência artificial. No esforço de acompanhar seus concorrentes na criação de ferramentas de IA, a empresa supostamente acessou a LibGen, um site conhecido por disponibilizar obras piratas. Como a LibGen não possui direitos sobre os conteúdos que oferece, o uso do site pela Meta configuraria uma infração legal.
Além da LibGen, a Meta teria utilizado o Torrent para acessar conteúdos de forma não autorizada. Para agravar a situação, a empresa tentou encobrir a violação removendo identificações do material pirateado, o que torna as acusações ainda mais graves.
Casos relacionados ao uso de obras protegidas por direitos autorais no treinamento de modelos de IA têm se tornado cada vez mais comuns nos tribunais.
Fonte: Adania, João Pedro. Zuckerberg é acusado de ter autorizado uso ilegal de dados. Estado de S Paulo, 11 de janeiro de 2025. Imagem: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário