Translate

30 janeiro 2025

Petróleo e Mercado de Carbono


A Shell foi a principal participante no mercado global de carbono em 2024. Várias das maiores compradoras de créditos voluntários de carbono no ano passado foram empresas de petróleo e gás, e, no geral, a indústria de combustíveis fósseis representou cerca de 40% do mercado global de carbono, de acordo com a MSCI – uma participação ligeiramente maior do que no ano anterior.

A Shell, em particular, tem se apoiado cada vez mais na compensação de carbono, apesar das crescentes evidências de greenwashing generalizado e problemas contábeis no mercado de carbono, ao mesmo tempo em que reduz suas atividades no setor de energia limpa.

O lucro da Shell no quarto trimestre ficou abaixo das expectativas dos analistas, em grande parte devido à fraqueza nos preços do petróleo. No entanto, a empresa aumentou o pagamento de dividendos aos acionistas — uma estratégia adotada pela maioria das grandes petrolíferas para manter os investidores engajados em um setor que tem apresentado desempenho inferior no mercado de ações e enfrenta a perspectiva de um mercado global superabastecido nos próximos anos. 

Semafor, Newsletter, 30 de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário