Translate

09 janeiro 2025

Os líderes das empresas Big Four


As maiores empresas de contabilidade do mundo são conhecidas como as Big Four: Deloitte, EY, KPMG e PwC, em ordem alfabética. Nos anos 1980, esse grupo era formado por oito empresas, mas, devido a processos de fusão e à falência de uma delas, o número foi reduzido para quatro, originando o nome Big Four.

Um ponto importante é que, juntas, as quatro maiores empresas empregam 1,5 milhão de pessoas, impactando diversos setores. Em geral, são reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados, embora também ganhem destaque quando cometem grandes falhas. Atualmente, as Big Four enfrentam desafios significativos, como mudanças regulatórias — incluindo pressões para redução do oligopólio — e a necessidade de se adaptar a um futuro em que a inteligência artificial desempenhará um papel relevante.

Em 2024, duas das quatro empresas nomearam novos líderes. Em julho, a PwC escolheu Mohamed Kande (quarto, na fotografia) como líder global para um mandato de quatro anos. Ele é o primeiro negro a liderar uma Big Four. Nascido na Costa do Marfim, mudou-se para a França aos 16 anos. Agora, os 370 mil funcionários da PwC têm um líder oriundo da área de consultoria. O principal desafio da empresa é se recuperar dos escândalos recentes na Austrália e na China.

A Deloitte é liderada por Joe Ucuzoglu (primeiro, da esquerda para direita) desde janeiro de 2023. A empresa, com 460 mil funcionários, tem à frente um executivo dos Estados Unidos, que também possui experiência na SEC (Securities and Exchange Commission).

A EY é comandada pela estadunidense Janet Truncale desde julho de 2024. Ela é a primeira mulher a liderar uma Big Four, um marco para quem iniciou sua carreira na empresa como estagiária em 1991.

Por fim, a KPMG conta com Bill Thomas (terceiro na foto) como seu líder mais antigo: desde 2017, ele ocupa o cargo de chairman global, agora em seu segundo mandato. Canadense, Thomas lidera uma empresa com 275 mil empregados.

Baseado na BI

Nenhum comentário:

Postar um comentário