Translate

13 janeiro 2025

New Public Management e a Contabilidade pública


Objetivo: Este ensaio propõe discutir as mudanças na contabilidade do setor público provenientes da reforma proposta pela New Public Management (NPM), tendo por base a teoria institucional. A pesquisa foi motivada pela crescente necessidade de accountability na gestão pública, com foco em informações contábeis tempestivas demandadas por usuários internos e externos. 

Metodologia: O estudo é dividido em duas partes principais. A primeira discute o conceito teórico e as características da NPM, bem como os fatores relevantes por trás de seu desenvolvimento global. A segunda parte relata as mudanças na contabilidade do setor público no contexto da NPM, com atenção especial às complexidades na implementação das mudanças, considerando os regimes de caixa e competência e registros patrimoniais. 

Resultados: A discussão promovida neste ensaio demonstra que, apesar da contabilidade ser vista como fundamental à implementação, desenvolvimento e alcance da NPM, os aspectos culturais, políticos e institucionais podem afetar diretamente o resultado almejado. Isso inclui a transição entre a administração pública tradicional e a nova administração pública. 

Contribuições do estudo: O ensaio oferece uma perspectiva da teoria institucional para a contabilidade do setor público, especificamente relacionada ao processo das mudanças trazidas pela NPM. A análise enfatiza a importância da contabilidade na implementação da NPM, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios e complexidades que surgem na implementação das mudanças, incluindo a influência de fatores culturais, políticos e institucionais.

Autores: Djones Derkyan Teixeira dos Santos e Andrea de Oliveira Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário