Páginas

02 dezembro 2024

Quem é o Dono de uma Conta em Rede Social?

Afinal, quem é o dono de uma conta em uma rede social? A resposta a essa questão determinará onde o ativo deverá ser registrado: nas demonstrações financeiras da pessoa que criou a conta ou nas da empresa proprietária da rede social.


O debate surgiu no contexto da falência de Alex Jones, uma figura controversa nos Estados Unidos, conhecido como apresentador de rádio, cineasta e criador do site Infowars. Ele ganhou destaque como uma voz proeminente no mundo das teorias da conspiração, promovendo ideias polarizadoras e sem base factual. Em outras palavras, Jones se tornou um grande disseminador de desinformação, embora com uma audiência significativa.

Em um dos casos mais polêmicos, Jones afirmou que o massacre em uma escola ocorrido em 2012 seria uma farsa para promover o controle de armas. No incidente, 20 crianças e 6 adultos foram mortos. As famílias das vítimas processaram Jones e venceram uma ação judicial, resultando em uma indenização de US$ 1,5 bilhão. Incapaz de pagar o montante, Jones declarou falência, e seus bens foram leiloados, incluindo o Infowars. O The Onion, um site de humor baseado em notícias do mundo real, decidiu adquirir o Infowars, com planos de transformá-lo em uma paródia.

Jones não aprovou a transação e entrou com uma ação para bloquear a venda. Para que a venda fosse concretizada, o X (antigo Twitter) precisaria transferir os usuários associados ao Infowars — ou seja, os seguidores de Jones — para o novo proprietário.

Em um caso semelhante, uma decisão judicial determinou que a massa falida era proprietária de uma conta no X, e não o executivo que a administrava enquanto trabalhava para a empresa. A X argumenta que as contas não pertencem aos usuários e, portanto, não podem ser vendidas.

Fonte: Newsletter NYTimes

Consequências indiretas do PIX


Eis o resumo: 

 Neste artigo, utilizamos um instrumento e dados bancários a nível individual no Brasil para examinar os efeitos de uma nova tecnologia de pagamento, o Pix, na utilização de outras tecnologias de pagamento e seu impacto no setor bancário. Encontramos evidências de que o Pix aumenta o uso das quatro tecnologias de pagamento mais comuns no Brasil entre indivíduos e empresas. Além disso, nossas evidências empíricas sugerem que o Pix contribui para o aumento no número de contas bancárias, seu uso e o acesso ao crédito, beneficiando diferentes tipos de bancos. Os resultados indicam que a implementação de novas tecnologias de pagamento traz vantagens não apenas para empresas e indivíduos, mas também para a indústria bancária e de pagamentos em geral.

O trabalho comnpleto pode ser acessado aqui

Perdão para o filho

É uma tradição dos Estados Unidos que tem sido adotada por outros países. Algumas semanas antes de deixar o cargo, o chefe da nação perdoa pessoas que foram condenadas. Nos Estados Unidos há o caso famoso do presidente Ford perdoando o criminoso Nixon. Agora o atual presidente assinou o perdão do seu filho, Hunter Biden, que tinha sido condenado por evasão fiscal e porte ilegal de armas. Anteriormente, Biden afirmou que não iria interferir em nome do seu filho. 


Caso não fosse perdoado, Hunter poderia ter uma pena que chegaria a 25 anos de prisão. No caso da fraude fiscal, o próprio Hunter declarou culpado. Na sua declaração ao fisco, Hunter colocou que visitas a clubes de strip e outros itens como despesas dedutíveis.