Na postagem anterior, mostramos que provavelmente nunca teremos uma resposta definitiva sobre quem inventou as partidas dobradas. Contudo, sabemos onde o método foi criado geograficamente. A seguir, o mapa com as principais localizações:
Vamos explorar cada um desses locais.
Veneza
Situada junto ao mar, Veneza experimentou um grande crescimento entre os séculos IX e XII. Foi um importante centro comercial, conectando a Europa Ocidental ao Império Bizantino e à Ásia. No final do século XIII, Veneza era a cidade mais próspera da Europa, com 36.000 marinheiros operando 3.300 navios. Logo após a invenção da imprensa, na Alemanha, Veneza adotou a tecnologia rapidamente e, em 1482, já era o principal centro de impressão do mundo, incluindo a criação dos primeiros livros de bolso. Não surpreende, então, que a Summa de Pacioli tenha sido publicada em Veneza. O declínio de Veneza começa no século XV, com a queda de Constantinopla e a abertura da rota comercial pelo Cabo da Boa Esperança, que acabou com seu monopólio no comércio com o Oriente.
Champanhe
Hoje, a cidade e a região são conhecidas pela bebida que leva seu nome. A partir de 1314, tornou-se parte da coroa francesa, estando localizada a 160 km de Paris. Uma das filiais da empresa comercial "Irmãos Fini" estava na região, e suas feiras eram bastante conhecidas. Champanhe era uma das regiões mais prósperas da França, sendo um ponto de encontro para o comércio entre o norte da Europa e o Mediterrâneo. No entanto, a região sofreu com a Guerra dos Cem Anos, com pilhagens, insegurança nas rotas, a peste negra e a incorporação à Coroa Francesa.
Nîmes
Após o declínio do Império Romano, Nîmes sofreu invasões muçulmanas. A partir de 752 d.C., a cidade teve um governo descentralizado e fragmentado, típico da Idade Média, mas acompanhando por um crescimento no comércio. Embora pequena em comparação com Veneza, Nîmes sediava a Giovanni Farolfi & Companhia, fundada por mercadores de Florença.
Gênova
No século XII, Gênova era uma potência comercial e militar. Aproveitando-se dos saques das cruzadas e do transporte de mercadorias entre o Oriente e a Europa, a cidade rivalizava com Veneza. Em meados do século XIII, Gênova atingiu seu auge, derrotando Veneza e Pisa. No entanto, a instabilidade política contribuiu para seu declínio. Nesse período, Gênova tinha cerca de 100 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades da época, comparável a Veneza. Documentos de 1340 relatam o uso das partidas dobradas em Gênova, fazendo da cidade uma das candidatas ao título de berço da contabilidade.
Florença
Embora as partidas dobradas sejam comumente associadas a Veneza, é injusto ignorar o papel de Florença. A preservação de vários documentos da época ajudou a destacar a cidade italiana no desenvolvimento da contabilidade. Florença também sofreu com disputas internas e com a peste negra, mas isso não impediu seu crescimento, tornando-se uma das cidades mais poderosas e prósperas da Europa. Sua moeda, o fiorino d'oro (florim), foi introduzida em 1252 e desempenhou um papel importante no comércio. Muitos bancos florentinos tinham filiais em toda a Europa, e o florim tornou-se a moeda dominante no comércio europeu. Sabemos muito sobre Florença graças ao historiador Giovanni Villani (1276-1348), que registrou fatos importantes sobre a cidade. Por exemplo, em 1338 havia seis escolas primárias com 10 mil alunos, incluindo meninas, e quatro escolas secundárias com 600 alunos de ambos os sexos. Em 1349, Florença tinha 80 mil habitantes, dos quais 25 mil trabalhavam na indústria de lã. Conforme Fenny Smith relata no artigo The Influence of Amatino Manucci and Luca Pacioli, embora os primeiros registros comprovados de partidas dobradas sejam os de 1340, dos intendentes (massari) do município genovês, acredita-se que a técnica tenha se originado na Toscana, especialmente em Florença. Isso possivelmente se deve à maior quantidade de documentos disponíveis dessa região, em grande parte graças às transcrições de Arrigo Castellani, que preservou quase todos os textos florentinos até 1300, incluindo um vasto número de fragmentos de livros contábeis.
Salon
Por fim, temos Salon-de-Provence, ou simplesmente Salon, uma cidade que ficava na rota do comércio de sal e outras mercadorias, o que lhe deu o nome. A cidade é conhecida por ter abrigado Nostradamus em seus últimos anos de vida. Era uma cidade pequena, com no máximo 3 mil habitantes entre 1200 e 1400, mas tinha relevância mercantil. A Giovanni Farolfi & Companhia também tinha uma filial em Salon, onde negociava trigo, cevada, aveia, vinho, lã, tecidos, fios e materiais de tingimento. É em Salon que, talvez por um acaso do destino, encontramos um dos primeiros registros de partidas dobradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário