Translate

28 novembro 2024

Corrupção e punição seletiva


Nenhuma novidade aqui. Um estudo sobre a luta contra corrupção na China, entre 2012 a 2015, encontrou que: 

Baseando-se em extensos arquivos de dados publicados durante os julgamentos de corrupção, Lorentzen e Xi Lu estimaram a probabilidade de um oficial ser realmente corrupto. Concluíram que, em grande parte, a campanha anticorrupção mirou oficiais corruptos, incluindo figuras de alto escalão.

Contudo, ao analisar as redes sociais desses oficiais, descobriram que eles pertenciam a blocos rivais de Xi Jinping, enquanto oficiais leais a ele foram poupados, mesmo quando corruptos.

Em outras palavras, os esforços anticorrupção de Xi visaram culpados – mas apenas se fossem aliados de seus rivais. Xi usou a campanha para consolidar poder, mas sem inocentar aliados; ele apenas processou seletivamente os culpados.

O texto de Cory Doctorow foca as promessas de campanha de Trump de combater as elites. E que sua equipe irá escolher, de maneira seletiva, quem será processado. Afinal o processo de monopólio contra o Google começou no seu governo. No passado impediu a fusão da ATT com a Time, como uma punição à CNN, segundo Doctorow. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário