Páginas

20 outubro 2024

Investindo muito em energia nuclear para a IA

A Amazon está investindo US$ 500 milhões em energia nuclear para atender à crescente demanda de energia de seus centros de dados e iniciativas de inteligência artificial. O anúncio de ontem vem dois dias após o Google revelar planos de comprar energia nuclear e menos de um mês depois que a Microsoft anunciou que reabriria a usina de Three Mile Island—local do pior acidente nuclear da história dos EUA—para alimentar seus esforços de IA.

A energia nuclear representa 19% da geração de eletricidade nos EUA e provém da energia liberada quando o núcleo de um átomo pesado se divide em átomos mais leves. Embora seja cara e potencialmente perigosa, defensores promovem a energia nuclear como uma alternativa limpa às fontes de energia que emitem gases de efeito estufa, como carvão, petróleo e gás. Aplicações de IA generativa e centros de dados, que consomem muita energia, devem representar cerca de 9% do consumo total de energia dos EUA até 2030.

Amazon e Google estão investindo em reatores modulares pequenos (SMRs), que são mais baratos e mais fáceis de construir do que os reatores nucleares tradicionais, e geram até 300 megawatts de energia, ou cerca de um terço da capacidade de um reator convencional. Atualmente, apenas dois SMRs estão em operação no mundo, na China e na Rússia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário