Páginas

01 outubro 2024

OpenAI pode deixar de ser uma entidade sem fins lucrativos


Uma entidade, ao ser constituída, pode escolher o tipo de atuação que terá. Isso inclui as formas jurídicas, mas também se será uma entidade com ou sem fins lucrativos. A empresa OpenAI, que trouxe o ChatGPT, foi constituída como uma entidade sem fins lucrativos. Isso pode parecer estranho, mas foi a decisão dos seus fundadores.

Depois de lançar um produto de enorme sucesso, a OpenAI está planejando uma grande transformação: deixar de ser uma instituição sem fins lucrativos e tornar-se uma empresa com fins lucrativos. Sendo talvez a startup mais importante do mundo hoje, dominando um mercado enorme de IA, a mudança pode facilitar o processo de captação de recursos pela empresa.

Manter uma empresa de IA exige um grande volume de investimentos. Existe uma previsão de financiamento estimada em 150 bilhões de dólares, mas para isso deve ocorrer a mudança, conforme destacou a newsletter da Semafor. Na estrutura de empresa tradicional, o atual CEO, Sam Altman, teria uma participação entre 5% e 7%, e os acionistas, incluindo a Microsoft, também seriam recompensados.

Os impactos do horário de verão

Fonte da imagem: aqui


Os ajustes nos relógios decorrentes do horário de verão estão suspensos desde 2019. Essa adaptação foi inicialmente implementada devido a uma suposta economia de energia que, ao perceber-se muito baixa, foi suspensa.

Já comentamos diversas vezes sobre o horário de verão: aqui,

A Superinteressante publicou uma matéria em que cientistas argumentam um outro lado: o impacto na população.
Um grupo de 26 cientistas assinou um manifesto que diz que, apesar da possível economia energética, a adoção do horário de verão não compensa os possíveis desgastes na saúde da população, que tem que se adaptar ao novo padrão do relógio. [...]

De acordo com eles, os ritmos biológicos dos seres humanos estão muito relacionados ao ciclo natural de dia e noite. A luz e a escuridão naturais são essenciais para regular nosso sono, apetite, funções cardiorrespiratórias, desempenho cognitivo e até humor. “A exposição à luz natural”, escrevem os especialistas, “é crucial para sintonizar nosso relógio biológico com o ambiente”. Esse alinhamento natural dos ritmos do corpo com os ciclos da natureza já tem sido profundamente modificado nos últimos séculos. Luzes artificiais nos ajudam a estender o dia até a madrugada, se quisermos ou precisarmos. Para os cientistas, a volta do horário de verão só vai contribuir mais para esse descompasso. Os especialistas ainda explicam que várias pessoas conseguem se adaptar ao horário de verão, mas muitas continuam fora de sintonia.