Translate

31 outubro 2024

Rir é o melhor remédio


Despedidas em aeroportos são carregadas de emoções. Mas parece que isso tem deixado os funcionários de um aeroporto irritado. Na Nova Zelândia, na cidade de Momona, o aeroporto estipulou que você pode despedir de alguém que gosta, mas desde que a despedida não seja prolongada. Diversas placas colocadas no local estipulam que o tempo máximo para abraços deve ser de três minutos. E sugere que despedidas mais emotivas sejam realizadas no estacionamento. Veja também aqui, que apresenta a justificativa:

Segundo um comunicado realizado pelo aeroporto, essa restrição de tempo vai ajudar com o fluxo de tráfego e melhorar o desembarque de passageiros.

30 outubro 2024

Pacioli e as partidas dobradas

Nas minhas aulas de graduação, na disciplina de Teoria Contábil, eu costumo dizer que os alunos devem aprender duas coisas importantes. Uma delas é que Pacioli não foi o inventor do método das partidas dobradas. 

Considerado o pai da contabilidade, Pacioli é ressaltado na contabilidade como a sua figura mais importante. Talvez por uma falta de rigor, ou mesmo por desleixo, é possível encontrar na rede frases como essa:

O Método das Partidas Dobradas tem suas raízes na Itália renascentista, mais especificamente no século XV. Foi desenvolvido por Luca Pacioli, um frade franciscano e matemático italiano, que é considerado o “pai da contabilidade”. Pacioli publicou seu trabalho sobre o Método das Partidas Dobradas em 1494, em seu livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita”. Desde então, o método tem sido amplamente adotado e aprimorado ao longo dos séculos.

Doença mental, homicídio e reforma na saúde

Em um artigo no *American Economic Journal: Economic Policy*, os autores Mateus Dias e Luiz Felipe Fontes descobriram que, embora a reforma da saúde comunitária possa reduzir as internações psiquiátricas, ela também pode levar a um aumento nos crimes violentos. Os pesquisadores analisaram uma grande reforma de saúde mental no Brasil que reorientou o atendimento público de saúde mental para centros de saúde mental, substituindo a internação hospitalar.

Antes da reforma do sistema de saúde no Brasil em 2002, os cuidados de saúde mental eram prestados quase exclusivamente em hospitais, onde os pacientes recebiam atendimento de internação. Contudo, esse cenário institucionalizado às vezes levava ao tratamento desumano dos doentes mentais. (...)


A reforma foi implementada gradualmente nos municípios brasileiros, introduzindo centros de saúde mental para oferecer procedimentos psicossociais e ambulatoriais, como terapias de conversa, terapias ocupacionais e consultas médicas.

(...) as reformas aumentaram o acesso e a utilização dos cuidados comunitários de saúde mental. Em particular, os centros observaram aumentos imediatos e significativos na densidade de profissionais de saúde mental e no número de visitas ambulatoriais para saúde mental, além de um aumento nos medicamentos distribuídos no atendimento ambulatorial para tratar transtornos psiquiátricos.

Ao mesmo tempo, as reformas reduziram as internações hospitalares devido a doenças mentais. Essa redução foi concentrada em hospitalizações de longa permanência, principalmente entre indivíduos com esquizofrenia.

No entanto, os autores também encontraram evidências de que as taxas de homicídio aumentaram nos municípios reformados, em paralelo com a redução das internações hospitalares. (...)

Fonte: aqui

29 outubro 2024

Rir é o melhor remédio? Trapaça no campeonato mundial de Conkers

Primeiro, uma explicação: Conkers é um jogo levado a sério por adultos, com até um campeonato mundial dedicado a ele. O jogo utiliza sementes de castanheiras e é uma disputa entre dois jogadores, em que cada um tenta quebrar o conker do adversário com golpes. Esse é o objetivo.

Agora, a “notícia relevante”: o último campeonato mundial teve como campeão David Jenkins, de 82 anos, que compete desde 1977. Este é seu primeiro título.

O curioso é que um conker de aço foi encontrado na posse de um competidor. Isso levantou suspeitas de trapaça por parte do campeão. A arbitragem recorreu ao VAR – vídeos da competição, nesse caso – para concluir que Jenkins não tinha como ter trapaceado.

O valor do abutre

Em um artigo na American Economic Review, os autores Eyal Frank e Anant Sudarshan estudaram o colapso repentino das populações de abutres no subcontinente indiano, resultado do uso não intencional do analgésico diclofenaco, aplicado por fazendeiros no gado e que acabou envenenando os pássaros. Eles descobriram que, quando os abutres na Índia desapareceram, a mortalidade humana aumentou significativamente.

Os pesquisadores argumentam que, com o desaparecimento dos abutres, que deixaram de limpar o gado morto, as carcaças passaram a ser descartadas em rios, causando poluição hídrica fatal, ou consumidas por outros necrófagos, como cães e ratos selvagens, mais propensos a transmitir doenças aos humanos.

Usando uma abordagem de diferenças-em-diferenças, eles compararam as mudanças na mortalidade humana em áreas com habitats altamente adequados para abutres com áreas menos adequadas, na época em que as populações de abutres desapareceram.

A Figura 4 do artigo dos autores mostra as estimativas do estudo de eventos entre 1988 e 2005. As estimativas no gráfico comparam as taxas de mortalidade por todas as causas por 1.000 pessoas em distritos com alta adequação para abutres com distritos de baixa adequação. A linha vertical tracejada indica a introdução do diclofenaco genérico usado pelos fazendeiros no gado em 1993. As barras verticais representam intervalos de confiança de 95%.


Antes de 1993 e do declínio acentuado das populações de abutres, não havia diferença significativa na evolução da mortalidade entre os distritos de alta e baixa adequação. Mas em 1996, o primeiro ano em que o declínio das populações de abutres foi amplamente reconhecido, a taxa de mortalidade por todas as causas era 0,65 mortes a mais por 1.000 pessoas nos distritos de alta adequação. Em 2005, as taxas de mortalidade eram cerca de 1,4 mortes a mais por 1.000 pessoas.

No geral, os distritos com alta adequação para abutres apresentaram um aumento médio de 4,7% nas taxas de mortalidade humana por todas as causas, em comparação com áreas pouco adequadas para os abutres. Os resultados indicam uma média de mais de cem mil mortes adicionais por ano e um equivalente de quase US$ 70 bilhões por ano em danos devido à mortalidade.

Fonte: aqui

Vulnerabilidade ambiental e social

Eis a notícia

Em um esforço para medir e destacar riscos globais, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha divulgou o Índice de Vulnerabilidade Climática-Conflito. Esse índice destaca os riscos decorrentes das mudanças climáticas, como secas, inundações e incêndios florestais. Ele também mapeia conflitos, como a violência armada e as tensões sociais, e aponta vulnerabilidades, como desigualdade de gênero, insegurança alimentar e degradação do solo.

Um mapa interativo permite visualizar todas essas dimensões juntas ou separadamente. Embora haja muitas variáveis a serem consideradas de uma só vez, a ferramenta facilita a filtragem para oferecer uma visão abrangente dos riscos em diferentes regiões. Além disso, você pode baixar dados trimestrais ou a série histórica completa para realizar suas próprias análises e visualizações.


A imagem parte dos índices, calculados para a região central do país. Quando direcionamos o mouse para o estado de São Paulo, o índice de exposição ao risco climático sobre para 9, em algumas regiões. 

Mercado de doação de órgãos

Em 1988, o Irã adotou um mecanismo de mercado regulado para obtenção de rins, permitindo que indivíduos vivos e não relacionados doem rins a pacientes iranianos com doença renal terminal (ESRD) em troca de compensação financeira. O programa eliminou a fila de espera para transplantes em uma década. Pacientes e doadores são registrados em uma ONG, que facilita o processo, realiza avaliações médicas e controla as condições do acordo. Além disso, o governo subsidia a cirurgia e oferece apoio adicional ao doador. Em 2019, o Ministério da Saúde assumiu a coordenação do sistema.


É interesse que o processo corresponde a uma negociação como se fosse um mercado qualquer. Em outras palavras, eu vendo meu rim e ganho dinheiro com isso. Como o processo de doação de rim tem um risco baixo, a negociação pode ser interessante para ambas as partes. 

Leia mais aqui e aqui

Avaliação de um Programa de Transferência de Renda

We investigate the impact of a permanent unconditional cash transfer called “Citizen’s Basic Income” in the city of Maricá, Brazil. At the time of the study, the program made monthly household-level transfers of USD 180 PPP on average to about a fourth of the city’s residents. The program is unique in that it is both unconditional and permanent, while existing programs typically only have one of these features. Between September 2021 and April 2022, we surveyed 5,182 individuals, about half of whom received the RBC. We use propensity score matching with inverse probability weights to create a matched comparison group and estimate the effect of the program on economic, social, and psychological outcomes. Our results reveal several positive welfare effects. Household income including transfers increased by 9%; consumption at the per capita level did not change significantly, but the household as a whole experienced a consumption increase of 5%. We also observe improvements in an index of children’s health and education, although the effect does not survive multiple inference correction and bounding. There was a notable displacement of other income sources, particularly labor income, which decreased by 17% among recipients, suggesting shifts to lower-paying but potentially more desirable jobs during the pandemic. The program also led to increased access to financial services, but decreased the propensity to save. These findings paint a nuanced picture of the socioeconomic benefits of unconditional cash transfers and established cash transfer administrative systems.

Fonte: aqui 

28 outubro 2024

Google como monopólio

Eis a notícia

(...) No início de agosto passado, um juiz federal dos EUA determinou que o Google era “(...) um monopólio e havia agido como tal para manter essa posição”.


A sentença, que foi obviamente contestada pela empresa atualmente dirigida por Sundar Pichai, resulta de uma denúncia da Federal Trade Commission (FTC) e de vários estados sobre práticas abusivas relacionadas ao mecanismo de busca predominante na maioria dos dispositivos. Sua importância está no fato de ser a primeira decisão em anos a concluir categoricamente que outro grande gigante tecnológico é um monopólio — algo não visto desde as disputas judiciais contra a Microsoft há duas décadas, que ajudaram economistas a entender que um mercado pode ser monopolizado, mesmo com diversos concorrentes.

É uma decisão que pode ter consequências a longo prazo para a empresa. Na realidade, já tem consequência, pois a Europa a empresa já pagou multas pelo fato de ser considerado uma empresa monopolista. 

Para a contabilidade, a necessidade de estimar o impacto no resultado futuro da entidade. 

Rir é o melhor remédio

Do vida de suporte
 

Falsificação

 Ainda em 1894, também Correio Paulistano, aparece o seguinte anúncio:

O incomparável sabonete Rifger estava sendo falsificado por um produto de menor qualidade. Perda de receita para a empresa importadora.


Polytheama

Quando li em diversos números do Correio Paulistano anúncios da Polytheama lembrei que esse era o nome do time de futebol do Chico Buarque. Mas na sua origem, o termo designava diversos teatros e cinemas construídos no final do século XIX e início do século XX. No anúncio a seguir, a Polytheama Nacional chamava para última apresentação, no dia 17 de abril de 1894, da ópera de Gounod, Fausto. Era a 29a recita, ou seja, a ópera já tinha sido apresentada anteriormente 28 vezes. O espetáculo começaria as 8 e meia.

É possível notar que os cantores eram, aparentemente, de origem italiana. O preço cobrado varia de 1 mil-réis a 20 mil-réis.
 

ecléticos em estilo arquitetônico, foram criados para apresentações teatrais, musicais, óperas e exibições de filmes. Um exemplo famoso é o Theatro Polytheama de Jundiaí, em São Paulo, inaugurado em 1911, que ainda hoje é um importante centro cultural. Essas casas de espetáculo eram importantes para o entretenimento e a vida social das cidades.

Locomóveis

 De um anúncio de 1894, no Jornal Correio Paulistano (ed 11213):

Fiquei imaginando o que seriam locomóveis e, pesquisando na internet, descobri que eram máquinas a vapor móveis usadas no século XIX e no início do século XX. Sua função era gerar energia para serrarias, moinhos e equipamentos, utilizando o vapor produzido. A ausência de uma rede de energia elétrica adequada na época criou a demanda por locomóveis. No caso do anúncio, o fabricante era alemão, e a máquina podia ser operada com carvão, madeira, serragem e casca de café.

24 outubro 2024

Publique sua pesquisa sobre o setor público

Artigos sobre a área pública estão sendo aceitos.
 

O custo da controvérsia para Harvard

Uma entidade do terceiro setor vive de doações e, eventualmente, de receitas oriundas de seu patrimônio, construído no passado. Acompanhar a variação das receitas de doações é acompanhar a saúde financeira da entidade. O caso da Universidade de Harvard é um exemplo interessante.

No passado, Harvard acreditou estar em sintonia com os novos tempos e nomeou, como reitora, uma pesquisadora polêmica. Claudine Gay fez algumas declarações consideradas antissemitas, o que desagradou a muitos dos ricos doadores simpatizantes de Israel. Além de ser pressionada por sua postura política, suas atitudes levaram à análise minuciosa de sua obra acadêmica, revelando sérios problemas de plágio.

No início deste ano, após afastar diversos doadores e gerar bastante polêmica, Claudine Gay renunciou ao cargo. Seu sucessor, Alan Garber, está tentando reaproximar a universidade desses doadores, combatendo o antissemitismo e o viés anti-Israel.

Os efeitos dos últimos meses de turbulência ficaram claros nas demonstrações contábeis. No exercício encerrado em 30 de junho, as receitas de doações caíram 14%, totalizando US$ 1,18 bilhão. A queda foi mais acentuada nos valores com algum tipo de restrição e menor liquidez, enquanto as doações de uso corrente aumentaram.

Apesar disso, muitos doadores já afirmaram que não farão mais contribuições para a universidade devido às atitudes antissemitas. Mesmo com essa diminuição, Harvard ainda é uma das universidades mais ricas do mundo. Seu fundo de investimento está avaliado em US$ 53,2 bilhões, com um retorno de 9,6% no último exercício. No entanto, o crescimento das despesas tem superado o aumento da receita.


Baseado: DealBook Newsletter de 18 de outubro

Os documentários e o efeito do streaming


Aqui um artigo que discute como o streaming transformou os documentários em termos de alcance e formato, mas também trouxe alguns desafios para o gênero. Com o crescimento das plataformas de streaming, leia-se Netflix e demais, os documentários ganharam mais visibilidade, chegando a um público global muito maior e diversificado (vide gráfico acima).


 A lista dos documentários mais vistos na Netflix encontra-se acima. O primeiro colocado certamente enquadra-se bem nesse aspecto. E sobre a qualidade, veja o gráfico abaixo que mostra as notas por gênero, com destaque para linha azul.


 

Esse ambiente criou oportunidades para narrativas antes marginalizadas e permitiu que documentários de nicho se destacassem. No entanto, o sucesso também trouxe consequências negativas. A demanda por conteúdo incessante fez com que muitos documentários fossem produzidos rapidamente, muitas vezes com histórias em andamento e sem a profundidade necessária (gráfico anterior). 

Além disso, o foco nas métricas de audiência influenciou a criação de documentários com mais apelo sensacionalista, sacrificando o rigor e a investigação de qualidade em prol de histórias chamativas. Isso resultou em uma produção massiva que dilui a autenticidade e o propósito original do gênero​

23 outubro 2024

O caso da falsificação de uma moeda


Uma imitação pode ser um ativo? Depende. Um caso interessante envolve uma descoberta em Norfolk, na Inglaterra. Uma cópia de uma moeda do Imperador Honório, que governou entre 393 e 423 d.C., foi declarada tesouro. A imitação representava uma moeda usada como pingente, lembrando que nesse período o Império Romano havia se tornado cristão, e o tesouro apresentava traços do cristianismo.

Todo o contexto histórico transformou o pingente em uma relíquia, mesmo sendo uma falsificação. Então a resposta para a pergunta inicial é um sim.

22 outubro 2024

IA e auditoria

Um artigo discute os riscos que o uso da inteligência artificial (IA) traz para os auditores. Embora a IA tenha o potencial de melhorar a eficiência e precisão das auditorias, ela também apresenta desafios significativos, como a dependência excessiva em sistemas de IA, riscos de cibersegurança, e a dificuldade em explicar decisões automatizadas em contextos regulatórios. A falta de transparência nos algoritmos pode complicar o trabalho dos auditores e aumentar o escrutínio sobre seus processos.

Os melhores cursos do "Guia do Estudante"

 Eis a relação de contábeis:

Norma de sustentabilidade aprovada pelo CFC

Eis trecho da notícia:

As Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS 01 e 02) foram aprovadas na 1.112ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (...) A vice-presidente Técnica da autarquia, Ana Tércia Lopes Rodrigues, destacou a finalidade desses normativos. “O principal objetivo é que as empresas possam, a partir de um levantamento daqueles itens de materialidade significativa, dentro do volume de informações contábeis que gerenciam, ter condições de identificar os itens com materialidade e reportar ao mercado de que forma as essas questões climática e de sustentabilidade impactam o negócio e a tomada de decisão dos investidores”, explicou.

A NBC TDS 01 tem o objetivo de estabelecer determinações gerais a respeito de divulgações de informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. A proposta é que esses dados sejam úteis para usuários de relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões sobre o fornecimento de recursos para a entidade. O texto está alinhado com o documento IFRS S1 General Requirements for Disclosureof Sustainability-related Financial Information, emitido em junho de 2023 pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).

O documento também determina como as entidades devem preparar e relatar suas divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade. O texto apresenta também os requisitos gerais para o conteúdo e a apresentação dessas divulgações. A proposta é que esses dados sejam úteis aos usuários na tomada de decisões relativas ao fornecimento de recursos à entidade.

A NBC TDS 02 está alinhada com o documento IFRS S2 – Climate-related Disclosures, emitido em junho de 2023, pelo ISSB. O texto contém as orientações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) e engloba requisitos de divulgação baseados no setor, derivados de Normas do Sustainability Accounting Standards Board (SASB).

Essa norma determina a divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionados ao clima. O objetivo é que esses dados sejam úteis para usuários, no que se refere a relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões relativas ao fornecimento de recursos para organização e que contemplem os seguintes elementos: riscos físicos; riscos de transição; oportunidades disponíveis para a organização.


(...)

Tenho duas considerações aqui. Em primeiro lugar, o CFC, ao adotar as normas do ISSB, também trouxe para si a responsabilidade de evidenciação por parte do profissional contábil de cada empresa. Isso implica, igualmente, uma responsabilidade do próprio Conselho em fiscalizar e punir o descumprimento das normas. Podemos até questionar se o profissional tem autoridade suficiente para impor essas normas dentro de uma empresa. Esse aspecto não tem sido abordado nos textos oficiais do Conselho. O segundo ponto é que o Conselho optou por discutir o documento, e não apenas endossá-lo. Se, por um lado, isso aumenta a legitimidade do processo, por outro, pode resultar, inclusive em documentos futuros, em uma norma brasileira que não seja plenamente alinhada com as normas internacionais.

21 outubro 2024

Faleceu Zimbardo, do experimento de Stanford


Philip Zimbardo, psicólogo conhecido pelo controverso Experimento da Prisão de Stanford, faleceu aos 91 anos no dia 14 de outubro de 2024. Ao longo de sua carreira, Zimbardo contribuiu significativamente para a psicologia, focando posteriormente no conceito de heroísmo comum. Ele também fundou o Heroic Imagination Project. O experimento, realizado em 1971, investigou como papéis sociais influenciam o comportamento, gerando debates éticos devido à conduta extrema dos participantes. 

Por US $ 15 por dia, 19 estudantes universitários do sexo masculino foram recrutados para interpretar como guardas ou prisioneiros em uma prisão simulada montada no porão do prédio do departamento de psicologia de Stanford. Zimbardo, atuando como o “superintendente prisional”, e sua equipe observaram as interações, com instruções mínimas dadas aos participantes.

Inicialmente, esperava-se que os participantes interagissem pacificamente. No entanto, para o choque de Zimbardo e sua equipe, os “guardas” rapidamente começaram a agir de maneira tirânica e abusar de seu poder. “Nossos guardas se tornaram sádicos e nossos prisioneiros ficaram deprimidos e mostraram sinais de estresse extremo”, lembrou Zimbardo.

O experimento, destinado a durar duas semanas, foi cancelado após seis dias e, ao longo das décadas desde então, atraiu fortes críticas.

Os críticos questionaram muitos aspectos das histórias de Zimbardo, observando que apenas um terço dos “guardas” exibiam um comportamento sádico, e que alguns “prisioneiros” poderiam ter falsificado seus colapsos mentais para garantir a liberação antecipada porque Zimbardo não deixou claro que eles estavam livres para desistir a qualquer momento. O duplo papel de Zimbardo como o “superintendente de prisioneiros” e o pesquisador-chefe, ao lado dos guardas, também alimentaram preocupações éticas.

Também sempre existiram dúvidas se o resultado realmente foi aquele narrado por Zimbardo. 

Falência e a equação contábil

 Da Província de São Paulo, 5 de fevereiro de 1880:

Na mesma página 2 da mesma edição:


Eis outro assunto próximo, agora da massa falida do negociante Capitão Antonio Manuel Moreira de Camargo, de 31 de maio de 1883, p. 2:

Há boas histórias contábeis nos documentos do passado.



20 outubro 2024

Grande Museu Egípcio

Uma parte do Grande Museu Egípcio em Gizé, Egito, foi aberta aos visitantes ontem [16 de outubro] — parte da inauguração inicial de um projeto de mais de 1 bilhão de dólares, projetado para ser o maior museu dedicado a uma única civilização.

O museu, que se estende por mais de 460 mil metros quadrados (aproximadamente o tamanho de 80 campos de futebol), abrigará artefatos que abrangem 700 mil anos de história. A fase experimental, projetada para testar o fluxo de visitantes e as operações, inclui 12 galerias dedicadas a quatro eras da história egípcia, que remontam a 2649 a.C. Entre as exposições estão a máscara dourada de Tutancâmon, o jovem faraó que governou o Egito há cerca de 3.350 anos; uma estátua de 83 toneladas do lendário faraó Ramsés, o Grande; e o primeiro obelisco suspenso do mundo, pendurado de forma a permitir a visualização das esculturas ocultas em sua base.

Mais de 100.000 artefatos estarão armazenados quando o museu for totalmente aberto ao público, em uma data ainda não determinada. Saiba mais sobre o Egito antigo aqui (com vídeo).

Imagine o contador do Museu fazendo o levantamento dos ativos e mensurando.  Fonte: 1440 Newsletter

Investindo muito em energia nuclear para a IA

A Amazon está investindo US$ 500 milhões em energia nuclear para atender à crescente demanda de energia de seus centros de dados e iniciativas de inteligência artificial. O anúncio de ontem vem dois dias após o Google revelar planos de comprar energia nuclear e menos de um mês depois que a Microsoft anunciou que reabriria a usina de Three Mile Island—local do pior acidente nuclear da história dos EUA—para alimentar seus esforços de IA.

A energia nuclear representa 19% da geração de eletricidade nos EUA e provém da energia liberada quando o núcleo de um átomo pesado se divide em átomos mais leves. Embora seja cara e potencialmente perigosa, defensores promovem a energia nuclear como uma alternativa limpa às fontes de energia que emitem gases de efeito estufa, como carvão, petróleo e gás. Aplicações de IA generativa e centros de dados, que consomem muita energia, devem representar cerca de 9% do consumo total de energia dos EUA até 2030.

Amazon e Google estão investindo em reatores modulares pequenos (SMRs), que são mais baratos e mais fáceis de construir do que os reatores nucleares tradicionais, e geram até 300 megawatts de energia, ou cerca de um terço da capacidade de um reator convencional. Atualmente, apenas dois SMRs estão em operação no mundo, na China e na Rússia.



Internacionalização da pesquisa

A percentagem de pesquisas publicadas nos Estados Unidos com pelo menos um colaborador internacional está crescendo com o tempo.
 

IA transformando um texto em uma dialogo

O Google lançou uma ferramenta chamada NotebookLM, que transforma qualquer conteúdo, seja uma anotação ou uma página da Wikipédia, em uma conversa que simula um diálogo humano. O mais incrível é que a conversa inclui pausas, frases chamativas como "preste atenção" e sons como "hums", tudo para parecer uma conversa natural entre duas pessoas reais. A grande dúvida é se o Google conseguirá monetizar a ferramenta.

Mas tive a curiosidade de perguntar ao Gemini, a IA do Google, sobre a ferramenta e pareceu que a mesma vai além do que está no primeiro parágrafo. É possível carregar documentos, fazer perguntas, obter resumos e compartilhar insights.

Mais informação aqui

Perdeu emprego na Meta por conta de uma pasta de dente

A notícia é do jornal Financial Times, que informou que a Meta (leia-se Facebook) demitiu cerca de duas dúzias de funcionários que trabalhavam em Los Angeles por um motivo inusitado: eles utilizaram o vale-refeição para comprar itens como produtos para acne, taças de vinho, tubos de pasta de dente e detergente para lavanderia.

Geralmente, os bancos são rigorosos ao punir seus funcionários, pois isso pode ser um sinal de outro tipo de risco. Afinal, um funcionário desonesto no uso do vale-refeição pode indicar que não é confiável para lidar com o dinheiro da instituição. No entanto, esse tipo de risco não se aplicaria à Meta.

O que mata o contador?

Eis o resumo: 

O presente estudo tem por objetivo identificar quais foram as doenças de maior
incidência na mortalidade dos profissionais da contabilidade. Para tanto realizou análise de base de dados do Sistema de Informação de Mortalidade do DataSUS com informações de óbitos dos anos 2006 até 2021, como o perfil do profissional, causas básicas de mortalidade e a influência da COVID-19. Foi possível identificar que mesmo com diferentes causas de mortalidade entre os profissionais, existe um padrão de mortalidade devido algumas doenças terem sido causas de morte recorrente durante os anos analisados. Dentre as principais causas que levaram os profissionais contábeis à óbito destacam-se Infarto agudo do miocárdio não especificado, Pneumonia não especificada, Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorrágico ou isquêmico e Diabetes mellitus não especificado - sem complicações que comumente são associadas com negligência com a saúde. O estudo concluiu que o exercício da profissão contábil apresentou um padrão de mortalidade que pode ter influência com os riscos inerentes ao exercício profissão, como o estresse, e se faz necessário promover a discussão de políticas públicas que venham a produzir efeitos legais que gerem direitos e garantias aos profissionais da contabilidade, e promover também a conscientização de empresas e profissionais para que eles realizem cuidados de saúde regulares e façam com maior frequência exames preventivos que ajudem a evitar o desenvolvimento de doenças que possam levá-los a óbito.

CONTABILIDADE: DOENÇAS DE MAIOR INCIDÊNCIA NA MORTALIDADE
DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE - Lucas Teixeira Lyra, Alexsandro Gonçalves da Silva Prado
 


Os dados são brutos, sem levar em consideração a análise comparativa. Mas há uma análise sobre o impacto do Covid e outros dados interessantes no texto.  

17 outubro 2024

Cota Trans no vestibular da UnB

Da Istoé Dinheiro:

A Universidade de Brasília (UnB) aprovou, nesta quinta-feira (17), uma resolução que autoriza a implementação de cotas para ingresso de pessoas trans nos mais de 130 cursos de graduação da instituição. A medida, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, destina 2% das vagas para pessoas autodeclaradas trans, o que abrange travestis, mulheres trans, homens trans, transmasculinos e pessoas não-binárias, em todas as modalidades de seleção para ingresso na instituição.

“Este é um momento histórico para a nossa universidade e para o Distrito Federal. A UnB, na sua tradição, tendo sido pioneira na aprovação das cotas para pessoas negras, ainda em 2003 e, depois, na aprovação das cotas étnico-raciais na pós-graduação, em 2020, agora avança com as cotas trans na graduação”, celebrou o vice-reitor Enrique Huelva, que presidiu a reunião de aprovação da nova resolução.

Um pouco da história da revisão por pares nos periódicos e o papel do custo

A Royal Society, uma entidade científica do Reino Unido, tornou públicos cerca de 1.600 relatórios produzidos entre 1949 e 1954, incluindo algumas avaliações de artigos que foram publicados. A entidade teve no Philosophical Transactions o primeiro periódico a implementar a revisão por pares.

Na época, o processo era mais informal, e o estilo de análise dos artigos submetidos para publicação em periódicos, como conhecemos hoje, só foi estabelecido anos depois, na década de 1970. Em alguns dos relatórios, há menções sobre férias e outras atividades pessoais. No entanto, já na década de 1950, a Royal Society começou a solicitar aos revisores que respondessem a um questionário padronizado, que incluía a questão-chave: a Royal Society deveria publicar o texto? Com isso, as respostas tornaram-se mais breves. Um exemplo curioso foi a revisão da química Dorothy Hodgkin (foto), que escreveu menos de 50 palavras após ler e revisar o texto completo sobre a estrutura do DNA, de autoria de Francis Crick e James Watson, em 1953, publicado nos Proceedings of the Royal Society em abril de 1954. Apesar da brevidade, o comentário de Hodgkin foi valioso, ao sugerir eliminar os reflexos das fotografias.

Há outros casos interessantes. Em 1950, um artigo escrito por James Oldroyd foi revisado por Harold Jeffreys, que comentou: “Conhecendo o autor, confio que a análise está correta.” Já em 1900, o físico Bidwell escreveu sobre um artigo de Edridge-Green: “Eu estava preparado para descobrir que seu novo artigo era um lixo; e acabou sendo um lixo de tal natureza que nenhuma pessoa competente poderia ter qualquer outra opinião sobre ele.”

Em 1951, o renomado Alan Turing propôs “novos métodos de modelagem matemática para o campo biológico, incluindo o uso de computadores”. No entanto, a revisão foi negativa, com um dos revisores sugerindo que Turing reescrevesse todo o texto, exceto a parte matemática. O outro parecerista, por sua vez, elogiou o trabalho.

Agora, uma parte que interessa diretamente aos contadores: a revisão por pares surgiu também por uma questão de custo. No final do século XIX, os revisores eram incentivados a avaliar o texto sob a perspectiva do custo crescente da impressão. Assim, a Royal Society passou a questionar se algumas partes dos artigos ou ilustrações não seriam redundantes.


Rir é o melhor remédio

Para os fãs do Excel
 

16 outubro 2024

Aproveite o melhor da internet com um leitor de RSS

É incrível descobrir que uma pessoa que você admira tem algo em comum com você. Lendo o texto de hoje de Cory Doctorow, senti exatamente isso. Basicamente, Doctorow apresentou uma solução simples para reduzir a quantidade de "besteiras" na internet. Enquanto acessar as páginas que você gosta significa que seus gostos serão rastreados por cookies, ou que você terá que diferenciar entre conteúdo sério e propaganda, cadastrar o seu e-mail para receber notícias também é um problema. As plataformas de mailing monitoram sua atividade de leitura – sabem se você abriu a mensagem, quanto leu e ainda coletam informações privadas do seu navegador, incluindo sua localização.

É verdade que a solução proposta não contempla todas as postagens de redes sociais, mas funciona para as publicações do Instagram ou de canais no YouTube. A cura para muitos dos males da internet está no RSS. É uma forma seletiva, invisível e automática de acessar o que há de melhor na rede. Em vez de abrir todo dia a página do Conselho Federal de Contabilidade, por exemplo, basta acessar seu RSS e usar um leitor de RSS para monitorar o site. Com isso, você pode acompanhar o que acontece em centenas de sites em um único lugar. Se o seu interesse é específico, como ler sobre contabilidade, o leitor de RSS permite que você descubra novos endereços por nome ou tema – tudo no mesmo lugar, com a mesma fonte, sem pop-ups ou propagandas, e sem que o site vasculhe sua vida, localização ou histórico.

Dependendo de como você organiza seus feeds, é possível acessar milhares de notícias por dia. Eu, por exemplo, verifico rapidamente os principais textos que cadastrei no meu leitor de RSS diariamente. Posso dividir minhas fontes em grandes temas, como Humor, Contabilidade, Notícias, Artigos e outros. Para os artigos que considero interessantes, mas não tenho tempo para ler no momento, basta salvar o feed para o futuro. Como sou otimista em relação à minha capacidade de leitura e produção de textos para o blog, já acumulei mais de 400 itens salvos no meu leitor. Recebo diariamente entre mil e duas mil postagens de diferentes endereços, então o filtro do leitor é bem útil.

Quando estou com pouco tempo e quero ler sobre um assunto específico, como "contabilidade", posso usar a ferramenta de pesquisa do leitor. Outro aspecto positivo, destacado por Cory Doctorow em seu texto, é que o leitor de RSS compartilha o conteúdo com você em ordem cronológica inversa, sem qualquer algoritmo ditando o que você deve ou não deve ler. E nisso você pode se deparar com surpresas, como ler sobre uma tribo indígena da Amazônia que está usando a internet para assistir pornografia.

Se você prefere usar o celular, a maioria dos leitores de RSS estão disponíveis como aplicativos, que podem sincronizar suas leituras no celular com as do computador.

O RSS basicamente funciona como as redes sociais deveriam funcionar. Usar RSS é uma chance de visitar um futuro utópico em que as plataformas não têm poder, e todo o poder está nas mãos dos editores, que decidem o que publicar, e dos leitores, que têm total controle sobre o que leem e como, sem vazar nenhuma informação pessoal apenas pelo simples ato de leitura.

E aqui está a melhor parte: cada vez que você usa o RSS, você traz esse mundo mais para perto de se realizar! O problema de ação coletiva que afeta os editores, amigos, políticos e empresas de quem você se importa é causado pelo fato de que todo mundo que eles querem alcançar está em uma plataforma, então, se eles saírem da plataforma, perderão essa comunidade. Mas quanto mais pessoas usarem o RSS para segui-los, menos eles dependerão da plataforma.

(...) Usar RSS para seguir o que é importante para você terá um impacto imediato e profundamente benéfico em sua vida digital – e moverá apreciavelmente, irreversivelmente, toda a internet em direção a um estado melhor.

Carona nos gastos públicos

Que o efeito carona nos gastos públicos existe, já era conhecido. Um caso típico é quando uma pessoa se beneficia dos serviços ofertados pelo governo enquanto outra paga os impostos. Um artigo recente mostra esse efeito entre nações. Existe o "free-riding" (carona) nos gastos de defesa entre os países da OTAN? Eis o resumo:


As preocupações com o "free riding" na OTAN são amplamente difundidas. Uma abordagem intuitiva para analisar o "free riding" é tratá-lo como um padrão sistemático de interdependência espacial entre os aliados: como os gastos com defesa de um membro da OTAN reagem a mudanças nos gastos militares de outros aliados? Embora trabalhos recentes tenham encontrado evidências estatisticamente significativas de "free riding" (interdependência espacial negativa nos resultados), esses estudos apresentam limitações importantes. Primeiro, essa pesquisa não leva em consideração de forma adequada a dependência temporal. Segundo, ela não quantifica o efeito de interesse. Considerar diretamente a dependência temporal oferece uma perspectiva significativamente distinta sobre as dinâmicas dentro da aliança, demonstrando que o efeito espaciotemporal do "free riding" é, de fato, mais substancial do que seu efeito de curto prazo, desafiando as inferências dos modelos espaciais estáticos. Discutimos as implicações práticas e teóricas relevantes.

A spatiotemporal analysis of NATO member states' defense spending: How much do allies actually free ride? Ringailė Kuokštytė & Vytautas Kuokštis - Political Science Research and Methods, forthcoming, via aqui

Em defesa do dinheiro físico

A Noruega é uma das economias mais digitalizadas do mundo, mas o governo está agora tentando reverter esse processo. Apenas 3% dos noruegueses usaram dinheiro físico, de acordo com uma pesquisa recente do Banco Central, o Norges Bank, e muitos estabelecimentos não o aceitam como forma de pagamento.

No entanto, o governo e o Banco Central da Noruega estão buscando desacelerar essa tendência. A partir de outubro, uma nova mudança na lei passou a reforçar os direitos de quem deseja pagar com dinheiro, incluindo a aplicação de multas para os estabelecimentos que se recusarem a aceitá-lo. Estima-se que 600 mil pessoas, ou 10% da população, enfrentam algum tipo de dificuldade em utilizar pagamentos digitais, sendo assim excluídas da economia. O dinheiro é uma forma de pagamento inclusiva e democrática, fácil de usar em transações, especialmente para idosos, que podem ter dificuldade em lembrar códigos ou confiar no processo de pagamento digital.

Para os comerciantes, o formato digital geralmente tem um custo menor, uma vez que as taxas cobradas, quando existem, são reduzidas. No entanto, há também riscos associados ao uso exclusivo de pagamentos digitais, como apagões na internet, falhas nos sistemas bancários, ataques cibernéticos, interrupções na rede elétrica ou erros nos sistemas dos bancos. Um recente caso de indisponibilidade do sistema Pix no Brasil demonstrou que esses problemas são reais. Além disso, o incidente envolvendo a CrowdStrike em julho ilustra a vulnerabilidade dos sistemas digitais. Essas falhas estão sendo relatadas em países desenvolvidos também. No setor, isso é chamado de "resiliência". O dinheiro, por sua vez, não depende de energia ou de sistemas eletrônicos, sendo uma alternativa segura diante de um ataque cibernético ou de uma falha tecnológica.

As medidas adotadas pela Noruega estão sendo implementadas também em outros países, que buscam proteger o direito das pessoas de usarem dinheiro como forma de pagamento. O Banco Central da Suécia, um país onde o uso de moeda digital é muito difundido, comentou sobre a importância do dinheiro físico:

"O dinheiro é essencial para consumidores excluídos digital e financeiramente. Além disso, é o único instrumento de pagamento que pode ser usado independentemente da eletricidade e das telecomunicações, sendo, portanto, crucial para a preparação de emergência da Suécia. Não há motivo ou tempo para esperar por uma nova revisão, como sugere a consulta. Existe um risco considerável de que o dinheiro seja ainda mais marginalizado e, em um futuro próximo, não possa mais ser usado para compras essenciais. O Riksbank, portanto, propõe emendas legislativas sobre a possibilidade de pagar em dinheiro por bens essenciais e a obrigatoriedade de os bancos aceitarem depósitos em dinheiro dos consumidores."


Baseado no texto do Naked Capitalism

15 outubro 2024

Adoção da IA

Eis o trecho do resumo:

 Este artigo relata os resultados da primeira pesquisa nacionalmente representativa dos EUA sobre a adoção de IA generativa no trabalho e em casa. Em agosto de 2024, 39% da população dos EUA, com idades entre 18 e 64 anos, utilizou IA generativa. Mais de 24% dos trabalhadores a utilizaram pelo menos uma vez na semana anterior à pesquisa, e quase um em cada nove a usou diariamente no trabalho. Dados históricos sobre o uso e o lançamento de produtos para o mercado de massa sugerem que a adoção de IA generativa nos EUA foi mais rápida do que a adoção do computador pessoal e da internet. A IA generativa é uma tecnologia de uso geral, no sentido de que é utilizada em uma ampla gama de ocupações e tarefas, tanto no trabalho quanto em casa.

E um dos gráficos do artigo:

 

Certamente o comparativo com outras tecnologias recentes mostra o impacto da IA:

 

O ponto azul é a adoção da IA.