Páginas

30 setembro 2024

Proposição infalsificável da agregação de valor

Sobre a supremacia do acionista como objetivo de uma empresa:


Mas há uma falha ainda mais fundamental no argumento para a regra da supremacia dos acionistas: é impossível saber se a regra foi quebrada.

A regra da supremacia dos acionistas é uma proposição infalsificável. Um CEO pode cortar salários e demitir trabalhadores e alegar que é bom para os lucros, porque os ganhos retidos podem ser pagos como um dividendo. Um CEO pode aumentar os salários e contratar mais pessoas e afirmar que é bom para os lucros, porque impedirá que funcionários importantes desertem e atraia o talento necessário para ganhar participação de mercado e criar novos produtos.

Um CEO pode gastar menos em marketing e afirmar que é uma economia de custos. Um CEO pode gastar mais em marketing e afirmar que é um investimento. Um CEO pode eliminar os produtos e chamar isso de economia. Um CEO pode adicionar produtos e afirmar que são expansões em novos segmentos. Um CEO pode resolver um processo e alegar que está economizando dinheiro em taxas judiciais. Um CEO pode lutar contra uma ação judicial até o recurso final e alegar que eles estão fazendo isso para assustar os litigantes vexatórios, demonstrando sua coragem.

Os CEOs podem usar materiais mais baratos e inferiores e afirmar que é uma economia. Eles podem usar materiais premium e afirmar que é uma vantagem competitiva que produzirá novos lucros. Tudo o que uma empresa faz pode ser reivindicado de forma colorida como uma tentativa de economizar ou ganhar dinheiro, desde patrocinar a pequena equipe local de softball da liga até o tratamento do efluente para entregar a propriedade de propriedades corporativas a fundos perpétuos que os designam como santuários de vida selvagem.

Fonte: aqui

Há o caso recente da Boeing, lembrado pelo autor. Os executivos da Boeing estavam preocupados com agregar valor para o acionista, demitindo bons funcionários e reduzindo a qualidade dos produtos, provocou um aumento de valor no curto prazo. Mas trouxe uma grave crise para empresa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário