Páginas

17 setembro 2024

Mais rigor na demonstração de impactos climáticos

Do Jornal de Negócios

O Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade (IASB) tem em consulta pública, até 28 de novembro, um conjunto de oito exemplos ilustrativos para as empresas melhorarem o relato dos efeitos das incertezas relacionadas com o clima nas suas demonstrações financeiras.

O IASB desenvolveu estes exemplos ilustrativos em resposta ao apelo das partes interessadas, nomeadamente dos investidores, para mais transparência na forma como as empresas aplicam as normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) quando relatam os efeitos das incertezas relacionadas com o clima e outras incertezas nas suas demonstrações financeiras.

Estes manifestaram a sua preocupação pelo facto de a informação sobre incertezas relacionadas com o clima nas demonstrações financeiras ser, por vezes, insuficiente ou parecer inconsistente com a informação fornecida fora das demonstrações financeiras.

Para responder a estas preocupações, os exemplos propostos pelo IASB têm por objetivo melhorar a transparência da informação nas demonstrações financeiras e reforçar a ligação entre as demonstrações financeiras e outras partes do relato de uma empresa, tais como as divulgações de sustentabilidade.

"Os investidores comunicaram claramente que têm em conta os riscos relacionados com o clima no seu processo de tomada de decisões. Embora as nossas normas contabilísticas já abordem esses riscos, identificámos a necessidade de exemplos ilustrativos para melhorar a aplicação desses requisitos", salienta Andreas Barckow, presidente do IASB, em comunicado.

Os oito exemplos ilustrativos centram-se em áreas como julgamentos de materialidade, divulgações sobre pressupostos e incertezas de estimativas e desagregação da informação. Os princípios e requisitos ilustrados nestes exemplos aplicam-se igualmente a outros tipos de incertezas para além das incertezas relacionadas com o clima.

Andreas Barckow sublinha que "os exemplos propostos visam proporcionar clareza, ajudando as empresas a comunicar melhor nas suas demonstrações financeiras a forma como as incertezas relacionadas com o clima e outras incertezas afetam a sua posição financeira e o seu desempenho".

O IASB garante que os exemplos ilustrativos não acrescentam nem alteram os requisitos das normas contabilísticas IFRS. Em vez disso, fornecem orientações sobre a forma como os requisitos das normas devem ser aplicados para fornecer aos investidores uma melhor informação sobre os riscos relacionados com o clima e outras incertezas.

O IASB convida todas as partes interessadas a apresentarem os seus comentários sobre os exemplos ilustrativos propostos até 28 de novembro de 2024. Posteriormente decidirá se deve avançar com os exemplos ilustrativos propostos para acompanhar as normas contabilísticas IFRS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário