Páginas

02 setembro 2024

Contabilidade não é mais legal

O texto é de Matt Levine, para Bloomberg: 

Bem, eu acho que contabilidade é legal. A contabilidade, assim como o direito tributário ou o grego antigo, possui uma constelação de características agradáveis:

1. É um corpo de conhecimento detalhado e esotérico, então, se você tem uma mente voltada para detalhes e que gosta de curiosidades, pode apreciá-la, e se você se tornar bom nisso, as pessoas ficarão impressionadas com todas as coisas aleatórias que você conhece.

2. Mas não é aleatório. Apesar das complexidades, é um corpo de conhecimento fundamentalmente baseado em princípios: as regras se encaixam de uma maneira em grande parte sensata para alcançar alguns objetivos centrais. Na contabilidade, os objetivos básicos incluem apresentar de forma precisa e útil a posição financeira de uma empresa, refletir com precisão as mudanças nessa posição, etc.
 

3. É um corpo de conhecimento social: as regras contábeis são feitas por comitês com base em experiências humanas; elas não são fatos dados do mundo natural. Compreender as pessoas ajuda a entender a contabilidade, e vice-versa.

4. Se você entender profundamente os princípios e estudar todas as complexidades, pode encontrar pequenas falhas, pequenos lugares onde as regras reais podem ser usadas para realizar coisas que parecem contradizer os princípios fundamentais. No direito tributário, as falhas tendem a ter a forma de "fazer a renda desaparecer." Na contabilidade, as falhas tendem a ter a forma de "fazer a renda aparecer do nada." Encontrar essas falhas é um esforço intelectual satisfatório e uma maneira de demonstrar a si mesmo que você realmente dominou tanto os princípios quanto os detalhes.

5. Além disso, se você for bom em encontrar essas falhas, pode transformá-las em muito dinheiro. (Isso não funciona com o grego antigo.)

Isso parece atraente para você? Provavelmente a maioria de vocês está dizendo "o quê, não," e uma minoria considerável está pensando "sim, isso parece legal, é basicamente o que eu faço no meu trabalho como [estruturador de derivativos][investidor em crédito em dificuldades][engenheiro de software][fundador de fintech][fraudador financeiro], embora eu provavelmente ganhe mais do que os contadores," e alguns de vocês estão pensando "sou contador e isso não soa muito como o meu trabalho diário," e então um de vocês vai me enviar um e-mail dizendo "sou contador em um escritório nacional da Big Four e obrigado por apreciar minha arte."

Mas muitos jovens de 18 anos vão começar a faculdade em breve, e todos eles acham que contabilidade é chata, então há uma grande escassez de contadores.

Tradução e imagem: GPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário