Translate

08 setembro 2024

Como medir o impacto líquido de um bilionário?

De um comentário sobre o livro Billionaire Nerd Savior King:

Bill Gates tem mais de 200 funcionários que gerenciam as casas de sua família, fazendas de cavalos, refeições, segurança, jatos e viagens. Outros 150 estão focados em gerenciar sua fortuna pessoal, juntamente com os ativos de sua fundação. Mas esse não é o único tipo de ajuda que ele tem à sua disposição: ao longo do livro, Das faz referência às dezenas de profissionais de relações públicas, especialistas em criação de conteúdo e consultores de estilo que trabalham em sua equipe pessoal, na fundação ou em outros lugares do reino de Gateshood – todos os quais estão no negócio de nos fazer perceber Gates e os tópicos que o cercam, da maneira que ele deseja. 


Ou seja, a reputação é um bem comprável. Se você tem um sentimento geralmente caloroso e confuso sobre Bill Gates e seu trabalho de filantropia, vale a pena examinar de onde vem esse sentimento. Foi a partir de um artigo de notícias? Um publicitário provavelmente agendou a entrevista com um jornalista amigável. Foi um post no blog que ele escreveu? Gates tem escritores e editores fantasmas à mão para polir aqueles para ele. Um vídeo do YouTube? Editado. Um podcast? Preparado com treinamento de mídia e entrevistas simuladas. Esta não é uma prática nefasta, mas é industrial. E é algo que precisamos considerar sempre que calculamos quem era Gates. Ele é um produto de mídia, afinal – não apenas uma pessoa. 

Recomendo a leitura do texto para responder a pergunta do título do post. Mas certamente a mensuração do impacto líquido será influenciada por este grande número de funcionários que Gates tem a disposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário