Translate

19 setembro 2024

Competência no setor público

O IPASB emitiu o pronunciamento 33 sobre a primeira adoção do regime de competência no setor público. 

 Eis o objetivo:

O objetivo desta Norma é fornecer orientação a uma entidade que está adotando pela primeira vez as IPSASs (Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público) com base no regime de competência, ao preparar e apresentar demonstrações financeiras, de modo a fornecer informações de alta qualidade que:

(a) Proporcionem um relato transparente sobre a transição da entidade para as IPSASs com base no regime de competência;
(b) Forneçam um ponto de partida adequado para a contabilidade de acordo com as IPSASs com base no regime de competência, independentemente da base contábil utilizada pela entidade antes da data de adoção; e
(c) Onde os benefícios esperados superem os custos.

O documento pode ser baixado aqui. O documento possui e afeta outros pronunciamentos.

Senti falta de uma discussão sobre vantagens e desvantagens da adoção. Eu tenho dúvidas se os benefícios esperados superam os custos, na adoção da competência. Cabe uma boa discussão, pois há um custo grande na produção da informação e dúvidas se provoca efeito sobre as decisões do setor.

18 setembro 2024

Boa imagem dos contadores

A pesquisa anual do Gallup em 2024 questionou aos estadunidenses o sentimento em relação aos setores da economia revelou que as pessoas detestam as empresas farmacêuticas, mas adoram os agricultores. 

O gráfico mostra o resultado e veja que interessante a posição dos contadores: quarto lugar, com pouca mudança com respeito a 2023.



Quanto custo casar?

A união entre o bilionário indiano Anant Ambani e Radhika Merchant em Mumbai foi um dos casamentos mais luxuosos já vistos. Celebrado com a presença de celebridades e políticos, o evento de três dias, realizado pela família mais rica da Índia, certamente custou uma fortuna. Enquanto isso, um estudo do Statista revela que o custo médio de um casamento no Brasil em 2023 foi de US$ 9 mil. A disparidade entre as duas cerimônias reflete a enorme diferença na renda entre os dois países. Eis o gráfico:



Três propagandas de 1894

 Há 130 anos era publicado as seguintes propagandas no Correio Paulistano (1894)





Congresso da UnB irá acontecer na próxima semana

Neste ano, o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (CCA/UnB) promoverá a 10ª edição do Accounting and Governance Conference (10th UnBAGC) e a 7ª edição do Congresso de Iniciação Científica (7th UnBAGCSI.

O UnBAGC é um congresso internacional realizado em Brasília, que conta com a presença de alunos e professores da graduação, especialização, mestrados e doutorados da área contábil. Participam do evento professores internacionais e respeitados nomes da área profissional, sejam como palestrantes ou congressistas. Ou seja, é uma ocasião perfeita para troca de ideias, networking, aprendizado e integração da área acadêmica e profissional.

O evento acontecerá nos dias 25 a 27 de Setembro, na Finatec, onde serão apresentados e discutidos 70 artigos científicos, 11 projetos de tese, no Consórcio Doutoral, além de dois painéis temáticos e um workshop.

As sessões plenárias contarão com a presença de:

Palestra Magna (Palestra Internacional)

Tema: Accounting for the circular economy
Palestrante: Cristiana Parisi (Copenhagen Business ;
Mediadoras: Profa. Patrícia Guarnieri (ADM/UnB) e Profa. Beatriz Fátima Morgan (CCA/UnB) 


Plenária 1 (Palestra Internacional)
Tema: Corporate externalities transactions and reporting model
Painelista: Piotr Staszkiewicz (Collegium of Business Administration, Warsaw School of Economics)
Mediador: Prof. Roberto Carlos Klann (FURB) e Prof. Paulo Roberto Barbosa Lustosa (CCA/UnB)


Plenária 2 (Palestra Internacional)
Tema: CPA – Exame de Suficiência
Palestrantes: Joseph Ugrin (Head of the Accounting Department – University of Northern Iowa) e Gabriel Dickey (University of Northern Iowa)
Mediadora: Profa. Mariana Guerra (CCA/UnB)


Plenária 3 (Palestra Internacional)
Tema: Can the Stock Market Capitalize R&D Expenditures? (when firms aren’t mandated to)
Painelista: Paul Zarowin - New York university
Mediador: Amaro Luiz de Oliveira Gomes (Former IFRS Member) e Prof. Jorge Katsumi Niyama (CCA/UnB)



Plenária 4 (Palestra Internacional – simultâneo: Setor Público)
Tema: Public sector accounting and accountability: a public value(s) perspective
Palestrante: Enrico Bracci - University of Ferrara
Mediadores: Prof. Henrique Portulhak (UFPR) e Profa. Araceli Cristina de Sousa Ferreira (UFRJ)

Para mais informações sobre o evento, acessar os trabalhos que serão apresentados, bem como das edições anteriores, acesse nosso site:  <unbagc.unb.br>

Estamos bastante animados com a organização comemorativa dessa 10ª edição e esperamos contar com vossas presenças, para enriquecer ainda mais nosso ambiente de discussões.