Páginas

20 agosto 2024

Mercado para tudo: citações

Os observadores de integridade da pesquisa estão preocupados com as formas crescentes pelas quais os cientistas podem falsificar ou manipular as contagens de citações de seus estudos. Nos últimos meses, práticas cada vez mais ousadas surgiram. Uma abordagem foi revelada através de uma operação de picada na qual um grupo de pesquisadores comprou 50 citações para preencher o perfil do Google Scholar de um cientista falso que eles criaram.

Os cientistas compraram as citações por US $ 300 de uma empresa que parece vender citações falsas a granel. Isso confirma a existência de um mercado negro para referências falsas que os detentos de pesquisa há muito especulam, diz a equipe.

A fonte é bastante crível: Nature. E tem mais: 

Em junho, o jornal espanhol El País informou que o Comitê de Ética em Pesquisa do país instou a Universidade de Salamanca a investigar o trabalho de seu recém-nomeado reitor, Juan Manuel Corchado, um cientista da computação acusado de aumentar artificialmente suas métricas do Google Scholar. (Corchado não respondeu ao pedido de comentário da Nature.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário