O Duolingo é um aplicativo voltado para o ensino de idiomas, oferecendo aulas diárias curtas. Duas características se destacam no Duolingo: o uso de gamificação e as notificações persistentes. Com 104 milhões de usuários, é inegável que o método parece estar funcionando.
Ao acessar o Duolingo pela primeira vez, o usuário pode escolher o idioma que deseja aprender. Algumas línguas oferecem um grande número de recursos. Se você se matricula na aula de inglês para falantes de português, terá acesso a lições sobre a pronúncia de sons em inglês, prática de fala e escuta, dicas, histórias, testes de proficiência, entre outros recursos. Por outro lado, se você optar por aprender latim, os exemplos são limitados e a qualidade do áudio é baixa.
Em todo o mundo, as pessoas enxergam no Duolingo uma forma econômica de aprender um novo idioma. A maioria quer aprender inglês, mas também há demanda por espanhol, francês, alemão e até português. O Duolingo tenta estimular o usuário a fazer lições diárias por meio de notificações persistentes que chegam no celular ou por e-mail. As "ofensivas" são uma maneira de manter o processo de aprendizagem, e cada lição traz recompensas, como "dias de ofensiva", cristais, corações, XP (pontos de experiência) e outros itens que lembram jogos modernos.
Funciona? Parece que existem poucos estudos sobre a eficácia do método, conforme indica o verbete da Wikipedia [https://en.wikipedia.org/wiki/Duolingo], mas há pesquisas que mostram que o usuário típico está satisfeito com o método.
A criação do Duolingo tem uma ligação com o reCaptcha, aquele sistema de confirmação que você é humano, que aparece em algumas páginas. O criador do reCaptcha, após vender sua empresa para o Google, iniciou um projeto para ensinar uma segunda língua a pessoas sem acesso ao ensino formal. Inicialmente, a proposta era fazer do Duolingo uma empresa sem fins lucrativos, mas essa ideia foi rapidamente modificada.
As informações contábeis recentes mostram que a empresa teve lucro pelo quinto trimestre consecutivo. No último trimestre disponível, o lucro foi de 24 milhões de dólares. Com 100 milhões de usuários ativos mensais (MAUs na sigla em inglês) e um modelo freemium — onde os usuários pagam para obter certos benefícios, como ausência de propagandas —, é crucial para a empresa reter os usuários e convertê-los em clientes pagantes.
Nos últimos anos, o Duolingo tem aumentado sua presença, seja por meio de conteúdo em redes como TikTok, seja por propagandas, incluindo no Super Bowl. Há críticas de que a empresa utiliza métodos de "chantagem" em seu processo de "encorajamento": "Você está ficando para trás!", "Esses lembretes não parecem estar funcionando", "Parece que você aprendeu a dizer 'quitter' em português". No entanto, parece que funciona, já que um terço dos MAUs usa o aplicativo diariamente, e o número de MAUs que pagam pelo serviço dobrou em cinco anos.
A empresa já está adotando IA — é cliente da OpenAI — desde 2023. Eu estou no Duolingo desde maio de 2013. Atualmente, minha ofensiva é de 1811 dias (ou cinco anos).
22 agosto 2024
Duolingo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário