Páginas

04 junho 2024

Quem influencia o influenciador

Um estudo no Jornal Internacional de Marketing Eletrônico e Varejo forneceu novos insights sobre influenciadores de mídia social, particularmente com foco naqueles do setor de moda feminina na conhecida plataforma de compartilhamento de imagens e vídeos Instagram. Afastando-se da abordagem adotada por estudos anteriores, Jens K. Perret, da Escola Internacional de Gestão em Colônia, Alemanha, usou estatísticas de rede e medidas de centralidade para estabelecer um modelo de importância influenciadora dentro de sua rede.

Perret analisou dados de 255 influenciadores cobrindo um período de quatro anos. Os influenciadores são vagamente definidos como indivíduos, ou mesmo empresas, que têm uma presença e influência on-line significativas em uma ou mais plataformas de mídia social. Eles normalmente têm um grande número de seguidores e um alto nível de envolvimento com esse público em termos de compartilhamento de conteúdo e aprovação por seus fãs. Tópicos como moda, beleza, estilo de vida, fitness e jogos têm muitos influenciadores proeminentes. Os influenciadores muitas vezes trabalham com marcas para promover produtos ou serviços aos seus seguidores e, portanto, podem ter um efeito importante nas estratégias de marketing das empresas.

O trabalho encontrou quatro fatores principais que contribuem para o significado de um influenciador: seguidores, alcance, taxa de engajamento e frequência de postagem. Através da análise de regressão e redes neurais artificiais, Perret examinou o quão consistentes esses fatores eram em afetar os relacionamentos do influenciador.


As implicações práticas do trabalho são que ele oferece uma metodologia para avaliar a importância de um influenciador usando métricas prontamente disponíveis. Isso poderia agilizar o processo de seleção de influenciadores para empresas que buscam recrutar influenciadores para suas campanhas de marketing. Também fornece evidências sólidas que poderiam ser usadas em negociações justas de compensação entre empresas e influenciadores.

Embora o estudo se concentrasse no Instagram, a mesma abordagem poderia funcionar tão bem com outras plataformas de mídia social e até mesmo em outros contextos culturais. Isso poderia abrir a possibilidade de pesquisas relacionadas à dinâmica das mídias sociais e ao marketing de influenciadores. 

Fonte: aqui. Foto criada pelo GPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário