Pode parecer exagerado, mas os pesquisadores psicológicos afirmam ter encontrado evidências de que seu nome pode determinar a direção de sua vida.
Em um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, pesquisadores da Universidade de Utah analisaram (...) um conceito de longa data postulando que seu nome tem uma influência estranha sobre sua carreira e vida.
Embora possa soar como o tipo de pseudociência woo-woo empregada por disciplinas como astrologia e numerologia, há evidências anedóticas abundantes sugerindo alguma legitimidade para a teoria além da mera coincidência. Tomemos, por exemplo, o corredor de longa distância Usain Bolt, que é considerado o homem mais rápido vivo, ou Doug Bowser, o presidente da Nintendo of America.
Os autores do artigo Promothesh Chatterjee, Himanshu Mishra e Arul Mishra analisaram o Twitter, o Google News, o Google Books e o enorme banco de dados Common Crawl para tentar descobrir se a teoria tem algum mérito “no mundo real”. Usando dados sobre mais de 3.400 pessoas, os pesquisadores descobriram que, ao limitar as buscas a consultas de uma única palavra – como nomes de cidades como “Chicago” ou nomes de profissões como “médico” – a tendência para pessoas cujo seus primeiros nomes corresponde à primeira letra de sua cidade e / ou profissão escolhida parecia ocorrer muito mais comum para que fosse puramente coincidência.
Curiosamente, a tendência parece diminuir um pouco à medida que o acesso ao ensino superior aumentou, o que, de acordo com o trio de Utah, sugere que as pessoas que não foram para a faculdade podem ser mais influenciadas pelo determinismo nominativo do que aquelas que fizeram o ensino superior. (...)
A revista The Economist já chamava atenção para este ponto sobre líderes políticos e líderes empresariais. Em termos práticos, muitas das nossas decisões são baseadas na ordem alfabética. Assim, quando procuramos um conjunto de contadores, é muito comum o resultado estar em ordem alfabética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário