Páginas

06 junho 2024

Imposto para reduzir o ozônio?

É a sugestão da Bloomberg:


A ideia de um imposto de congestionamento sempre foi controversa. Justin Fox disse que é injusto para os residentes de Nova Jersey. Tyler Cowen escreveu uma vez que é má economia. E Liam Denning apontou com razão que o nome do plano — Programa de Pedágio do Distrito Central de Negócios — deixa muito a desejar. Mas a essência dele é boa; queremos salvar a camada de ozônio!

Combater a mudança climática não é um concurso de popularidade. É um trabalho árduo. Um trabalho que, às vezes, parece profundamente injusto (e pode resultar em ameaças de morte ocasionais, mas eu divago). Mas a política, em sua forma mais rudimentar, é um concurso de popularidade. É por isso que temos mudanças “surpreendentes de última hora” em posturas políticas que citam vagos “consequências não intencionais” em vez de declarar o óbvio: Meu partido está desesperado e jogar essa ideia profundamente impopular no lixo legislativo nos trará mais eleitores.

A pior parte é que sabemos que os impostos de congestionamento funcionam. Há duas décadas, Londres impôs um preço para dirigir e adivinhe o que aconteceu? O tráfego caiu imediatamente cerca de 15%. Os ônibus ficaram mais rápidos. Os tempos de espera melhoraram. 

Parece mais simples do que obrigar um monte de empresas a fazer cálculos complexos e questionáveis dizendo aquilo que acredita estar emitindo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário