Do excelente site Statistic, uma série de gráficos sobre a grande paixão nacional:
A decisão da Fifa de hospedar a Copa de 2030 em três continentes e três confederações foi estratégica. Há uma princípio de rotação entre a confederações de futebol (que reúne as federações de cada continente) e isso permite que a Arábia Saudita possa realizar o torneio em 2034. O volume de dinheiro que uma Copa do Mundo traz para a entidade tradicionalmente corrupta que gerencia o futebol é muito grande, como é possível ver no gráfico acima. A venda de direitos relacionados à Copa do Mundo de 2022 no Catar gerou US $ 6,3 bilhões em receita para a FIFA entre 2019 e 2022, totalizando 83% da receita total da organização durante esse período. O lema "siga o dinheiro" deveria estar na bandeira da entidade.
A figura acima está defasada, é claro. Foi feita antes da final City e Inter, em 2023, vencida pelo clube inglês. O desempenho do clube espanhol foi muito ajudado pela fase antiga do torneio, onde cada país só tinha um representante. E a Espanha vivia sob o Franquismo, sendo o Real o time preferido do ditador. Mas mesmo quando retiramos os seis títulos anteriores, o desempenho do Real ainda é destaque, com oito títulos.
O Manchester City é também o destaque do gráfico acima. Recentemente o clube venceu quatro vezes seguida o campeonato inglês. Dinheiro é sinal de sucesso no futebol. Pelo menos parece. Se o Manchester City gastou muito mais dinheiro que qualquer outro clube, considerando o período entre 2008 e 2024, isso ocorreu pelo fato de ter sido comprado pelo Abu Dhabi Investment Group. Não é do nada que o clube enfrenta 100 acusações por violar os regulamentos financeiros da Premier League, o nome do campeonato inglês. Mas o próprio gráfico mostra que nem sempre dinheiro ganha título: desde 2013, o Manchester United, rival do City, gastou quase tanto quanto seu rival local, mas sem o mesmo sucesso. E veja a presença PSG - um claro fiasco em termos de Champions - ou do Barcelona, mas não do Real, o grande vencedor recente da Europa.
E quem é o país do futebol? Apesar de ser um esporte muito popular em diversos locais do mundo, o futebol é a paixão dos latinos, conforme mostra o gráfico acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário