Páginas

24 junho 2024

Crise demográfica no Japão e o site de namoro

 

Assim como alguns países asiáticos, o Japão está enfrentando uma crise demográfica. O número de nascimentos é muito menor que o número de pessoas que estão morrendo, o que indica que a população está diminuindo. Como o país possui uma política de imigração muito restritiva, uma população mais envelhecida pode ser uma preocupação para os governantes.

Uma solução que está sendo considerada pela prefeitura de Tóquio é um aplicativo para namoro. Somente podem participar do aplicativo os solteiros, com comprovação, informando renda por meio do imposto de renda, altura e ocupação. O participante também terá que fazer uma entrevista. Além disso, devem assinar um termo afirmando que estão à procura de um parceiro para casamento.

Ao ler a notícia na newsletter Chartr, chamou a atenção a queda de natalidade ocorrida no ano de 1966. De acordo com as superstições, as mulheres nascidas neste ano teriam uma personalidade forte e independente, podendo trazer má sorte para os maridos, incluindo o encurtamento de suas vidas. Historicamente, a taxa de natalidade reduziu significativamente nesse ano.

Lembrando que a redução da população economicamente ativa reduz a base tributária, enquanto a crescente população idosa aumenta os gastos com saúde e previdência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário