Páginas

15 maio 2024

Cientistas do Clima e Filhos

 Muito bom este texto

Todas as pessoas (normais) reconhecem que as mudanças climáticas estão chegando e vão alterar seriamente a forma como praticamente todos vivem. Eu sempre me perguntei se as pessoas vão parar de escolher ter filhos - afinal, só Deus sabe como será o mundo que eles herdarão em 50 anos.


O The Guardian consultou especialistas, entrevistando exclusivamente cientistas do clima do sexo feminino sobre como se sentem em relação a ter filhos. Os resultados não são encorajadores. Mas também não são surpreendentes. 

Uma pesquisa exclusiva do The Guardian descobriu que quase um quinto das especialistas em clima que responderam optaram por não ter filhos, ou ter menos filhos, devido às crises ambientais que afligem o mundo.

Essas não são pessoas aleatórias apocalípticas ou conspiratórias. E elas não são aquelas liberais do tipo "sonho febril" da Fox News, obstinadas em destruir a economia mundial para promover uma agenda marxista/venezuelana/ateísta. Essas mulheres têm uma bola de cristal chamada ciência que lhes permite ver o futuro e estão pensando duas vezes em trazer filhos para o mundo que veem se aproximando.

Mais do que apenas impulsos biológicos, ter filhos é um ato fundamentalmente otimista - você olha ao redor e decide que, no balanço geral, o futuro parece brilhante. Para pensar sobre o futuro, você tem que acreditar que continuará a haver futuro.

E isso é preocupante.

Confesso que fiquei questionando se a decisão não está vinculada ao ambiente pessimista da área. Afinal, você precisa ser pessimista para obter verbas para suas pesquisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário