Translate

19 fevereiro 2024

Valor justo e filosofia

Objetivo: Realizar uma incursão nas inter-relações da filosofia da True and Fair View, sob uma perspectiva lato sensu, e a contabilidade do Valor Justo (Fair Value Accounting), sob uma perspectiva stricto sensu, ao defender as relações teleológicas e axiológicas existentes entre seus conceitos e a práxis contábil.

Método: Nessa perspectiva, mediante análise de discurso dos pressupostos filosóficos da Doutrina da Essência de Hegel e da Natureza da Percepção de Merleau-Ponty, foi desenvolvido um ensaio teórico de caráter crítico- argumentativo acerca dessas inter-relações.

Resultados: Com vistas em contribuir para o debate, os argumentos defendidos culminam na proposição de um Diagrama de Percepção Relacional entre TFV, FVA e a práxis contábil.

Contribuições: Os conceitos de verdade, justiça e fidelidade permeiam a teoria da contabilidade e a prática da profissão contábil desde seus primórdios. Para além do debate teórico, sua operacionalização tem conferido um papel importante à contabilidade, o de interpretar e julgar os dados da avaliação e incorporá-los nas demonstrações contábeis. Dessa forma, instiga-se o pesquisador a interpretar a essência subjacente à doutrina dos conceitos contábeis para se ampliar as percepções inerentes às formas com as quais eles se materializam na práxis.

Link para o artigo pode ser encontrado aqui. Artigo de autoria de Sérgio de Iudícibus, Vladimir Regis Oliveira, Jorge Katsumi Niyama e Ilse M Beuren. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário