Páginas

06 fevereiro 2024

O custo da implantação da IA pode ser um entrave para seu uso

Uma pesquisa do MIT encontrou que em muitos casos fazer a substituição de trabalhadores humanos por inteligência artificial pode não ser vantajoso. A pesquisa observou um conjunto de mil tarefas de em 800 ocupações e concluiu que é mais interessante manter o ser humano, em razão dos custos iniciais da inteligência artificial. 


Segundo o site Futurism, que divulgou a pesquisa, o resultado parece sugerir que a substituição dos empresas será gradual. As conclusões do artigo são limitadas, já que a pesquisa trabalhou com “tarefas assistidas pela visão computacional”. Um exemplo seria o trabalhador de padaria verificando visualmente os ingredientes para garantir que eles sejam de boa qualidade. Uma câmera e um sistema treinado poderia substituir o empregado. Mas o custo de implantação de um sistema como este seria muito elevado. 

Um ponto importante, considerado pelo Futurism, é que a pesquisa foi apoiada, financeiramente, pelo Watson AI Lab da IBM. Assim, poderia ter existido um interesse em minimizar os riscos da IA. 

Segundo Neil Thompson, um dos autores da pesquisa, "nossos resultados revelam que esse processo (de substituição do empregado) levará anos, ou mesmo décadas, para se desenrolar e, portanto, que há tempo para que iniciativas políticas sejam implementadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário