Páginas

20 fevereiro 2024

Desafios da análise das informações contábeis em um mundo de influenciadores

Lendo Nate Silver sobre o processo eleitoral e o efeito do poder na popularidade dos eleitores, a análise de Silver mostra que os titulares, aqueles que estão no poder, não possuem tanta vantagem assim. Os exemplos recentes em democracias pelo mundo mostram que os eleitores preferiram a oposição, independentemente da linha política. Para Silver, as pessoas estão chateadas e isso está refletindo não somente nas eleições presidenciais, mas também nas votações para representantes do legislativo.


Este não é um blog de política, mas há uma tentativa de analisar os dados por parte de Silver que chega à mídia e aos algoritmos. A cobertura da mídia tem sido negativa e talvez isso explique a falta de popularidade dos governantes. Mesmo que os grandes grupos corporativos da imprensa sejam favoráveis ao governo, o poder talvez não esteja tão centralizado assim. A era da mídia social significa que qualquer pessoa pode produzir e divulgar, de forma simples e barata, notícias. E a lógica da mídia social não é a notícia favorável ou não a um determinado candidato, como foi no passado com os grupos jornalísticos. O que conta agora são os números de curtidas, de comentários ou divulgação. Assim, mesmo que o objetivo seja promover boas notícias, se um artigo sobre o aumento da criminalidade está sendo muito curtido, este será o grande destaque.


Nesse sentido, os casos negativos tendem a ter melhor repercussão. Hans Rosling, em Factfulness, mostra que os fatos são diferentes das opiniões e que a “realidade” que lemos nas principais notícias da mídia é muito pior do que a verdadeira realidade. O livro mostra as razões das notícias negativas terem tanta repercussão. A oposição sabe disso e procura valorizar o lado negativo da situação atual para obter o poder.

À medida que os algoritmos estão mais eficientes, as notícias negativas tendem a prevalecer. Agora imagine esse panorama para as empresas. As notícias de um lucro ou melhoria de desempenho pode ser eclipsadas em opiniões sobre um possível escândalo. Um analista, sabendo que notícia negativa vende, irá enfatizar os “problemas” existentes, deixando de destacar os aspectos positivos. Ainda não temos isso muito claro, mas provavelmente já existe. 


A análise crítica das demonstrações contábeis enfrenta desafios semelhantes aos discutidos por Nate Silver. Os analistas financeiros podem ser afetados por viéses e distorções na apresentação dos dados contábeis. Embora as demonstrações forneçam uma visão falsamente objetiva da saúde financeira de uma empresa, os números podem esconder escolhas de contabilidade criativas, omissões deliberadas e influências externas. A crescente importância das mídias sociais na disseminação de informações ressalta ainda mais a necessidade de uma análise crítica e cuidadosa da qualidade da informação que lemos, para evitar decisões baseadas em dados distorcidos ou incompletos. 

Foto: Maddi Bazzocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário