Páginas

22 janeiro 2024

Iêmen e a importância do custo em uma guerra

O conflito no Mar Vermelho envolve um grupo de guerrilheiros houthis do Iêmen, que estão prejudicando o transporte de carga pela rota do Suez. A situação apresenta questões de teoria de jogos e custos distintos. Enquanto as potências ocidentais, cujos navios de carga são atacados, desejam manter a rota, os houthis usam drones para tentar bloquear o transporte pela rota.

O caso chama a atenção devido à diferença nos custos dos dois lados do conflito. Os navios atacados são caros e transportam mercadorias valiosas, enquanto os drones lançados pelos houthis são muito mais baratos, estimados em menos de 20 mil dólares.

Além disso, os navios ocidentais podem interceptar os drones, mas o custo é elevado, com um míssil antiaéreo custando mais de 1 milhão cada, sem garantia de sucesso em atingir os drones. A tecnologia dos houthis é acessível e barata, ao passo que a dos países ocidentais é cara e menos acessível. Isso, logicamente, favorece a indústria de armas do Ocidente, que vendeu os mísseis.

(Veja mais sobre a diferença de custo, aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário