Translate

17 dezembro 2023

Efeito colateral do combate à corrupção na China

Em suas recentes pesquisas, William Megginson, Kedi Wang e Junjie Xia descobriram que a campanha anticorrupção do Partido Comunista Chinês teve um impacto negativo no desempenho e na firmeza dos gerentes. A pesquisa, focada nas inspeções disciplinares aplicadas a empresas estatais chinesas durante a campanha anticorrupção, revela que essas ações resultaram em uma significativa redução nos investimentos de capital, levando a uma queda expressiva na lucratividade, inovação e no índice Tobin's Q.


Os autores destacam que as inspeções disciplinares, destinadas a combater a corrupção e fortalecer o controle do Partido Comunista Chinês, geraram ansiedade e medo entre os gerentes. Isso levou a uma relutância em realizar investimentos arriscados, impactando negativamente o desempenho das empresas estatais. A pesquisa também destaca que, após as inspeções, os gestores reduziram os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, bem como despesas com entretenimento e viagens.

A campanha anticorrupção, iniciada em 2012, resultou em disciplinas e acusações contra milhares de funcionários, incluindo líderes de empresas estatais. Apesar de seus objetivos positivos de reduzir a corrupção, a pesquisa destaca as consequências não intencionais, evidenciando que a pressão sobre os gerentes para evitar riscos prejudicou o desempenho das empresas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário