Páginas

17 novembro 2023

O Lado tangível do problema ambiental: Pepsi processada por poluir um rio

PepsiCo foi processada pelo estado de Nova York por poluição plástica ao longo do rio Buffalo que supostamente está contaminando a água e prejudicando a vida selvagem.

De acordo com o processo, A PepsiCo é o maior contribuinte identificável para o problema.

O porta-voz da PepsiCo disse à BBC que foi "transparente em sua jornada para reduzir o uso de plástico".

Na semana passada, Coca-Cola, Danone e Nestlé foram acusados de fazer alegações enganosas sobre suas garrafas de plástico.

A PepsiCo, fabricante de Pepsi, Doritos e outros lanches, é a segunda maior empresa de alimentos do mundo, depois de líder do setor Nestlé.

A gigante americana é a mais recente grande corporação a enfrentar uma ação judicial das autoridades locais sobre seu impacto no meio ambiente.

A denúncia de Nova York diz que a Pepsi violou as leis estaduais ao não avisar o público sobre os riscos das embalagens plásticas e promover declarações enganosas sobre seu esforço para combater a poluição.

"Nenhuma empresa é grande demais para garantir que seus produtos não danifiquem nosso meio ambiente e saúde pública", disse a procuradora-geral Letitia James.

De acordo com o processo, a PepsiCo fabrica, produz e empacota pelo menos 85 marcas diferentes de bebidas e 25 marcas de salgadinhos que vêm predominantemente em recipientes de plástico descartáveis.

Quando o escritório de James conduziu uma pesquisa com todos os tipos de resíduos coletados em 13 locais ao longo do rio Buffalo no ano passado, descobriu que a embalagem plástica de uso único da PepsiCo era a mais significativa.

"Das 1.916 peças de lixo plástico coletadas com uma marca identificável, mais de 17% foram produzidas pela PepsiCo", afirmou o documento.


Outras marcas identificáveis incluem McDonald's e a fabricante de doces Hershey's.

O processo disse que microplásticos foram detectados no suprimento de água potável da cidade de Buffalo, o que "pode causar uma ampla gama de efeitos adversos à saúde, da disfunção reprodutiva à inflamação do intestino e dos efeitos neurotóxicos ". Pepsi disse em comunicado que era" sério sobre redução de plástico e reciclagem eficaz ".

Acrescentou que essa era uma "questão complexa" que exigia o envolvimento de "empresas, municípios, provedores de redução de resíduos, líderes comunitários e consumidores".

O senador do estado de Nova York, Andrew Gounardes, disse à BBC que a Pepsi deveria projetar seus pacotes e produtos de uma maneira que não fosse prejudicial à saúde humana.

"Com base nas alegações apresentadas ontem no processo do procurador-geral, a PepsiCo tem se anunciado como uma empresa muito consciente do meio ambiente.... E, no entanto, a realidade é que, segundo o procurador-geral, eles não estão diminuindo, mas aumentando o uso de plásticos ", disse ele.

"Mas a empresa tem uma responsabilidade se for ator neste mercado. Eles precisam garantir que seus produtos não causem danos às pessoas." 

Fonte: BBC, Tradução Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário