Quando se fala da redução de emissões, a empresa de petróleo Exxon desempenha um papel importante. Além de ser uma grande produtora de petróleo, a companhia sempre foi resistente às propostas mais ambientais. Acompanhar o que ocorre na empresa passa a ser interessante para quem estuda a questão ambiental.
O atual CEO da empresa, Darren Woods, fez algumas declarações recentes que merecem atenção. Ele argumentou que o caminho para resolver o problema do clima não é tornar as grandes empresas de petróleo "vilãs", pois isso teria um efeito contrário na tentativa de reduzir as emissões, além de trazer atrasos para milhões de pessoas no mundo.
As declarações foram feitas em uma conferência. Ele disse que "as soluções para as mudanças climáticas têm sido muito focadas na redução da oferta. Essa é uma receita para as dificuldades humanas e um mundo mais pobre." Em vez disso, sugeriu que o governo apoie o financiamento do desenvolvimento de tecnologias que reduzam as emissões, via mercado.
"Estou plenamente consciente de que muitos questionam o compromisso da ExxonMobil por causa do que foi dito há mais de 30 anos - ou do que eles acham que a Exxon sabia naquela época", acrescentou. "Francamente, estou mais interessado no que a ExxonMobil sabe hoje. A mudança climática é real. A atividade humana desempenha um papel importante."
A Exxon não reduzirá a produção de petróleo e gás nem fará investimentos substanciais em energia renovável, ao contrário de seus colegas europeus, disse Woods. Em vez disso, a empresa planeja concentrar-se em investir em tecnologias de baixa emissão que aprimoram combustíveis fósseis, incluindo captura de carbono e hidrogênio.
A partir do texto disponível aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário