Translate

13 novembro 2023

Deloitte multada por atrasar o relógio

Inicialmente achei que era um erro de digitação do Alexandre Alcantara. Mas é isso mesmo. O texto é bem interessante:

Os reguladores de Ontário aplicaram uma multa de $1,59 milhão à Deloitte depois que seus auditores admitiram ajustar os relógios de seus computadores para retroceder as datas de aprovação dos papéis de trabalho de auditoria. 

Por Tom Herbert


 Em um comunicado, a CPA Ontario [equivalente ao CRC no Brasil] afirmou que, entre novembro de 2016 e maio de 2018, vários auditores da Deloitte em Ontário alteraram as configurações de data e hora de seus relógios de computador para anular manualmente os controles no software de auditoria da Deloitte e retroceder as aprovações dos papéis de trabalho de auditoria.

Segundo o regulador, pelo menos 35 auditores retrocederam mais de 930 papéis de trabalho de auditoria em pelo menos 39 trabalhos de auditoria entre as duas datas, violando dois códigos que se aplicam especificamente à conduta de empresas.

De acordo com a CPA Ontario, o caso veio à tona pela primeira vez em fevereiro de 2018, quando um denunciante da empresa levantou preocupações com a alta administração sobre a prática, e a Deloitte iniciou uma investigação interna. A empresa do Big Four então informou voluntariamente a retrocessão ao órgão regulador em setembro de 2019, com um acordo alcançado na semana passada.

Como resultado, a Deloitte pagará uma multa de $900.000 e custos de $695.000 à CPA Ontario para a investigação e o processamento do caso.

O regulador afirmou que a Deloitte não tinha as políticas e procedimentos necessários em vigor e deixou de tomar as medidas apropriadas para abordar possíveis problemas de qualidade de auditoria assim que tomou conhecimento de que seus profissionais estavam envolvidos na retrocessão dos papéis de trabalho de auditoria. Durante sua própria investigação, a empresa também deixou de considerar e abordar adequadamente o risco de questões éticas decorrentes da retrocessão deliberada.

“A retrocessão obscurece quando e qual trabalho foi realizado e revisado”, disse Janet Gillies, vice-presidente executiva de regulamentação e padrões da CPA Ontario. “Isso levanta dúvidas sobre a precisão ou pontualidade da documentação de auditoria e a qualidade da auditoria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário