Translate

25 outubro 2023

Previsão e Inteligência Artificial

Na discussão sobre a inteligência artificial, é sempre bom ser cético sobre previsões realizadas por empresas de consultoria. São chutes. Mas também é curioso ver algumas falhas grotescas cometidas no passado. Em um texto da Business Insider encontrei o seguinte: 


Pegue a internet, por exemplo: em 1995, a revista Newsweek publicou um artigo intitulado "Por que a Web não será o Nirvana", argumentando que livros e passagens aéreas nunca seriam comprados pela internet. Ainda naquele ano, Bill Gates foi questionado por um cético David Letterman: "E quanto a essa coisa da internet?". Mesmo três anos depois, à medida que a adoção crescia, o economista Paul Krugman declarou famosamente que a influência da internet não seria maior do que a da máquina de fax. (...)

Em 2017, a McKinsey estimou que modelos de linguagem grandes e robustos, como o GPT-4, seriam desenvolvidos até 2027. Mas eles já estão aqui. (...)

Em 1987, o economista Robert Solow declarou famosamente: "Você pode ver a era do computador em todos os lugares, exceto nas estatísticas de produtividade". O "paradoxo da produtividade" de Solow destacou um quebra-cabeça-chave da emergente era dos computadores. 

Mas vejam que interessante este trecho aqui: 

Um estudo amplamente citado pelo economista David Autor e seus colegas constatou que 60% dos trabalhadores de hoje têm empregos que não existiam há 80 anos, sugerindo que 85% do crescimento do emprego foi resultado da inovação tecnológica.

foto: Unsplash+


Nenhum comentário:

Postar um comentário