Translate

24 outubro 2023

CPI das Pirâmides Financeiras

Enquanto o escândalo FTX prossegue lá fora (vide postagem anterior), aqui tivemos, no início do mês, a conclusão de uma CPI relacionada com este assunto. 


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das pirâmides financeiras no Brasil indiciou diretores da Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, por alegados crimes contra o sistema financeiro nacional. Segundo o relatório final da CPI, a Binance teria usado empresas de fachada, dissimulado a origem do dinheiro dos investidores e não cumprido a legislação brasileira. A CPI acusa a Binance de operar derivativos ilegalmente no Brasil e de ocultar rendimentos para a Receita Federal. Além disso, alega que a exchange omitiu informações da comissão. 

A Binance nega as acusações e afirma colaborar com as autoridades. Afirma ser uma empresa internacional, sem atividades ou representantes no Brasil e não precisa se adaptar à legislação local. 

A CPI também pede o indiciamento de outras 44 pessoas envolvidas em supostos esquemas financeiros no Brasil, incluindo a empresa 123Milhas e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, acusados de promoção de um suposto esquema de criptomoedas. Os pedidos de indiciamento são recomendações ao Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário