O dia do contador é comemorado em 22 de setembro por nessa data, em 1945, o presidente Getúlio Vargas ter assinado o Decreto-Lei nº 7.988, que determinava a criação do curso superior em Ciências Contábeis e Atuariais.
Achei curioso ver o currículo da época. A norma estabelecia que o curso teria a duração de quatro anos, começando com análise matemática, estatística geral e aplicada, contabilidade geral, ciência da administração e economia política; seguindo no segundo ano para matemática financeira, ciência das finanças, estatística matemática e demográfica, organização e contabilidade industrial e agrícola e instituição de direito público; o terceiro período vinha com matemática atuarial, organização e contabilidade bancária, finanças das empresas, técnica comercial e instituições de direito civil e comercial; para, por fim, no último ano, trazer organização e contabilidade de seguros, contabilidade pública, revisões e perícia contábil, instituições de direito social, legislação tributária e fiscal e prática de processo civil e comercial.
Em tempo, a gente já fez algumas postagens bem legais sobre o tema, que merecem recapitulação, como por exemplo:
- Um trecho de um texto interessante do Alexandre Alcântara sobre o fato de existirem duas datas que celebram o contador no Brasil: 25 de abril comemora o dia do contabilista (inclui tanto o bacharel quanto o técnico) em homenagem ao senador João Lyra, que em 1926, nesta data, discursou enaltecendo a classe; e 22 de setembro, dia de São Mateus, um dos apóstolos de Jesus que coletava impostos para o governo romano.
- O registro histórico do real dia do contador: aqui; que na verdade foi instituído em 1939, na primeira conferência internacional de contabilidade.
- Algumas tiradas de humor: aqui. Relembrando que: o contador não é vidente, nem inventa impostos ou ganha comissão do governo pelos tributos que os clientes pagam;
- Por fim destaco aqui a publicação do ano passado, em que se comenta sobre uma publicação do Conselho Federal de Contabilidade em que destacaram a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário