Translate

06 setembro 2023

Estudantes estão usando cada vez mais Inteligência Artificial - 1


À medida que os estudantes em todo o Canadá se preparam para voltar às aulas, muitos deles estarão usando inteligência artificial generativa (IA) em suas pesquisas, trabalhos acadêmicos e até mesmo em exames, o que gera dilemas éticos, preocupações com a privacidade e oportunidades tanto para educadores quanto para os estudantes, de acordo com uma pesquisa recente da KPMG no Canadá.

Mais da metade (52%) dos estudantes canadenses com idade acima de 18 anos, entrevistados pela KPMG, estão usando IA generativa para auxiliá-los em seus estudos, apesar de 60% deles considerarem isso uma forma de trapaça, revelam os resultados.

Quase nove em cada dez afirmam que viram a qualidade de seus trabalhos escolares melhorar após o uso da IA generativa, e quase 70% relatam que suas notas também melhoraram. Quatro em cada cinco (81%) acreditam que o uso de ferramentas de IA generativa se tornará uma habilidade fundamental para o futuro, assim como a programação se tornou, e 72% desejam cursos sobre como utilizar essas ferramentas de forma mais eficaz.

"A crescente popularidade dessas ferramentas coloca muita pressão sobre os educadores e as instituições de ensino para desenvolverem e comunicarem rapidamente princípios orientadores e diretrizes sobre como elas devem ser usadas. Mas o dilema é: onde traçar a linha?", diz C.J. James, Sócio e Líder da Prática Nacional de Educação da KPMG no Canadá. "Com tantos estudantes sentindo que estão trapaceando ao reivindicar conteúdo gerado por IA como trabalho original deles, isso é um grande problema. Os educadores precisarão se tornar alfabetizados em IA, e os estudantes precisam saber o que se espera deles."

Com a demanda clara dos estudantes para aprender as melhores práticas em torno da IA generativa, educadores e instituições de ensino têm a oportunidade de expandir seu currículo acadêmico oferecendo cursos, incluindo ética em IA, afirma a Sra. James.

"Se os educadores puderem oferecer mais cursos sobre IA generativa, isso ajudará os estudantes a desenvolver as habilidades necessárias para usá-la de maneira adequada, responsável e eficaz, tanto na escola quanto em suas carreiras", diz ela.

Principais descobertas da pesquisa:

52% dos estudantes canadenses estão usando IA generativa para ajudá-los em seus estudos.

60% dos estudantes que usam IA generativa em seus estudos acreditam que isso constitui trapaça.

Quase nove em cada dez (87%) afirmam que a IA generativa melhorou a qualidade de seus trabalhos escolares.

68% relatam que suas notas melhoraram após o uso de IA generativa.

81% acreditam que todos os estudantes deveriam aprender a usar ferramentas de IA generativa da mesma forma que a programação se tornou uma habilidade crucial.

72% desejam mais cursos sobre como usar a IA generativa, e a mesma porcentagem (72%) quer que seus educadores utilizem a IA generativa na sala de aula para aprimorar o processo educacional.

76% afirmam que quanto mais usam IA generativa, mais empolgados ficam com seu potencial.

65% afirmam que quanto mais usam IA generativa, mais preocupados ficam com suas capacidades.

Apenas 14% concordam fortemente que seus educadores estão usando IA generativa na sala de aula (por exemplo, para criar novos materiais de ensino, gerar perguntas ou planos de estudo personalizados, criar jogos e simulações, fornecer feedback personalizado em tempo real, etc.).

Removendo as ambiguidades: Os estudantes usam principalmente IA generativa para geração de ideias (70%), pesquisa (55%) e redação de ensaios ou relatórios (39%). Quatorze por cento dizem que usam essas ferramentas em testes ou exames. Quase 70% admitem sempre ou às vezes reivindicar conteúdo gerado por IA como trabalho original deles. E eles não validam consistentemente a precisão desse conteúdo, com apenas 37% dizendo que sempre fazem verificações de fatos.

"Apenas um terço (36%) dos estudantes informa aos seus educadores que estão usando ferramentas de IA generativa, e a maioria não sabe quais são as políticas de sua escola ou se há repercussões para o uso delas", diz a Sra. James. "As instituições de ensino precisam ter políticas claras sobre IA responsável que estabeleçam o que é uso aceitável e o que não é. Isso eliminará a área cinzenta para os estudantes sobre como ou se podem usar IA generativa em seus trabalhos escolares."

Fonte: KPMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário