Lendo o capítulo 7 de Free Market, de Jacob Soll, fiquei interessado na figura de François Barrême. Segundo Soll, o francês Barrême (foto) foi contratado por Colbert, outro personagem importante da história da contabilidade, para produzir manuais de contabilidade de partidas dobradas e obras relacionadas com o câmbio. O livro escrito por Barrême em 1672, denominado de "A Aritmética de Sir Barrême" ou "Barrême Universel", foi usado pelas escolas francesas. O livro foi usado como manual de contabilidade até o século XIX na França.
Segundo a Wikipedia (versão francesa), François ou François-Bertrand Barrême nasceu em Tarascon em 7 de julho de 1638 e faleceu em Paris em 1703. (Há uma pequena cidade na França com o nome de Barrême, mas não encontrei relação entre a cidade e François). Barrême é considerado um dos fundadores da contabilidade, além de ter sido um matemático. Ele era filho de um juiz, foi professor de matemática em Pézenas e trabalhou com comércio na Itália. Depois disto, foi morar em Paris, onde abriu uma escola de comércio, que também funcionava como escritório de contabilidade.
Em Paris conheceu Savary e Colbert. Este último era o poderoso ministro francês. Escreveu tabelas matemáticas na área financeira. A obra fez tanto sucesso que a língua francesa incorporou "barrême" no vocabulário como sinônimo de "tabela".
Nenhum comentário:
Postar um comentário