Páginas

22 agosto 2023

Contabilidade da Disney

Não é surpresa que a TSG Entertainment esteja processando a Walt Disney Company por tê-la enganado em relação aos lucros cinematográficos, algo bastante comum em Hollywood. A única coisa surpreendente sobre o caso é que ele está sendo apresentado em tribunal público - na maioria das vezes, acordos entre estúdios e empresas de produção exigem que esse tipo de questão seja resolvido em arbitragem, a portas fechadas.

Tenho atuado como testemunha especialista em muitos casos semelhantes ao longo dos anos, e eles geralmente envolvem sobrecarregar um filme com uma série de custos gerais e de marketing, sendo difícil provar se essas cobranças são ou não justificáveis em relação ao filme.(...)

Então veio o acordo inevitável. Mas a parte triste é que, se o estúdio quiser você de volta, eles estão mais do que dispostos a fazer um acordo. No entanto, se você for um ator secundário, há poucos recursos para recuperar o que lhe é devido por direito.

TSG declarou ter investido $3.3 bilhões na última década co-financiando mais de 140 filmes, incluindo "Avatar: The Way of Water", a franquia "Deadpool" e muitos outros filmes de alto perfil. Na ação judicial, "TSG acusa a Disney de ter tentado usar quase todos os truques do livro contábil de Hollywood" para privá-los de centenas de milhões de lucros devidos.


Eles ordenaram uma auditoria após verem lucros em declínio, que revelou que foram subpagos em $40 milhões pelo estúdio devido a "autonegociações desenfreadas" e "truques contábeis", bem como cobranças de dezenas de milhões de dólares em taxas de distribuição não autorizadas. Infelizmente, essa é uma prática muito comum em Hollywood. (...)

Na minha opinião, essa ação judicial será rapidamente resolvida com acordos de não divulgação envolvendo todos os aspectos do caso, garantindo uma saída rápida em relação à imagem pública. Lembra-se de 1996, quando o ex-CEO da Disney, Jeffrey Katzenberg, foi demitido e posteriormente processou a empresa por $500 milhões em danos?

O caso foi resolvido, mas, surpreendentemente, nenhum detalhe foi registrado em qualquer relatório 10Q ou 10K apresentado pela empresa, apesar de o acordo ser o que deveria ser divulgado como um evento relevante, mesmo pelos padrões da Walt Disney. (...)

Fonte: aqui. Foto: Benjamin Suter

Nenhum comentário:

Postar um comentário