Páginas

27 julho 2023

Taxonomia em Sustentabilidade

O International Sustainability Standards Board (ISSB) divulgou um esboço de taxonomia com o objetivo de melhorar a acessibilidade e comparabilidade das informações de sustentabilidade. As propostas refletem os requisitos de divulgação nos dois primeiros padrões da ISSB: IFRS S1 Requisitos Gerais para a Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima, emitidos em junho de 2023.

Uma taxonomia digital comum é necessária para facilitar a apresentação estruturada de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, preparadas de acordo com os padrões da ISSB, e para aumentar a transparência para os investidores. Ao marcar informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade em seus relatórios financeiros, as entidades tornam essas informações legíveis por máquina.

Para simplificar o processo, a ISSB propõe criar um único conjunto de elementos que englobe os requisitos de divulgação tanto do IFRS S1 quanto do IFRS S2. Isso evita a complexidade de ter que usar dois conjuntos de elementos para informações relacionadas ao clima. A taxonomia proposta consiste em aproximadamente 130 elementos narrativos para a área de conteúdo principal.

A ISSB está buscando feedback sobre a taxonomia em um período de consulta de 60 dias. O objetivo é emitir a taxonomia digital final no início de 2024, após a avaliação dos comentários recebidos. 

Fonte: Accountancy Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário