Esta semana tivemos a divulgação dos dados do censo demográfico do país. Em agosto de 2021 o IBGE tinha feito uma estimativa de 213 milhões de habitantes. Mas o censo indicou dez milhões a menos - uma cidade de São Paulo: 203 milhões. A taxa de crescimento da população foi de 0,52%, bem abaixo da média mundial ou do Canadá.
Por sinal, o Canadá possui uma elevada taxa de crescimento populacional: 3,5%. Segundo estimativas, sua população chegou a 40 milhões de pessoas. Apesar desse número, o país ainda não é densamente povoado, pois o território canadense é um dos maiores do mundo.
A razão desse crescimento demográfico é a política de imigração do país. Além de estabelecer metas rígidas para a imigração, o Canadá está incentivando agressivamente a vinda de mais pessoas, especialmente imigrantes "brilhantes". Uma das ideias recentes é atrair pessoas que trabalham nos Estados Unidos com vistos H1B, ou seja, vistos qualificados. Em outras palavras, o Canadá está importando imigrantes de outros países.
(Gráfico com a taxa de crescimento da população do Canadá - em vermelho - e dos Estados Unidos)
Mais uma curiosidade: hoje é o dia do Canadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário