Translate

20 julho 2023

Medida e desafios do aquecimento global

Embora talvez não seja possível apontar uma causa definitiva para o que está ocorrendo no ambiente, temos medidas que indicam claramente que algo está acontecendo. As informações provenientes de uma longa série histórica revelam que o mundo está se tornando mais quente em várias regiões. Isso é uma realidade atual, referente ao ano de 2023. Inúmeras cidades estão enfrentando recordes de temperaturas elevadas. Por exemplo, Pequim registrou 27 dias com temperaturas acima de 35 graus, enquanto no Irã houve registro de uma temperatura de 67 graus Celsius, considerada o limite da sobrevivência humana.

O foco dos países está na questão das emissões de carbono no mundo, que os cientistas consideram ser a principal responsável pela onda de calor que estamos experimentando. Essa preocupação está gerando pressão sobre as empresas que emitem excessivamente e também sobre os reguladores, que se sentem "obrigados" a tomar medidas para conter esse avanço.


No âmbito da contabilidade, esse cenário afeta diretamente as informações sobre o papel de cada entidade no processo de aumento da temperatura na Terra, bem como as medidas que estão sendo adotadas para reduzir o impacto. Essas informações deveriam constar nos relatórios divulgados pelas entidades, e parece que esse é o caminho buscado pelos reguladores. Não seria mera coincidência o surgimento de normas para tratar desse assunto.

(Dados do Climate Change Institute (Instituto de Mudanças Climáticas) da Universidade do Maine, fornecendo um instantâneo diário "não oficial" das temperaturas) (Via Chartr

Nenhum comentário:

Postar um comentário