A professora Gina Francesco, que leciona ética na Harvard Business School, enfrenta um problema ético próprio: acusações de falsificação de dados em um de seus estudos.
Os professores Joseph Simmons, Uri Simonsohn e Leif Nelson, respectivamente das universidades da Pensilvânia, Escade Business School na Espanha e da Universidade da Califórnia, Berkeley, acusaram Gino de fraude em seu blog Data Colada.
"Especificamente, escrevemos um relatório sobre quatro estudos para os quais acumulamos as evidências mais fortes de fraude", escreveram eles, afirmando que compartilharam suas preocupações com a Harvard Business School.
Nem Gina nem a Harvard estão dando declarações à imprensa, mas o marido dela atendeu o telefone para o New York Times: "Obviamente, é algo muito sensível sobre o qual não podemos falar agora", disse ele a Noam Schieber.
No entanto, em seu post no blog, os Drs. Simonsohn, Nelson e Simmons, analisando os dados que a Dra. Gino e seus coautores haviam publicado online, citaram um registro digital contido em um arquivo do Excel para demonstrar que alguns dos pontos de dados haviam sido adulterados e que a adulteração ajudou a impulsionar o resultado.
O post da semana passada não foi a primeira vez que os vigias do DataColada encontraram problemas no artigo de 2012 da Dra. Gino e seus coautores. Em um post no blog em agosto de 2021, os mesmos pesquisadores encontraram evidências de que outro estudo publicado no mesmo artigo parecia depender de dados fabricados.
Parece que o sangue está na água em relação à pesquisa de Francesco desde que outros não conseguiram replicá-la. Fico pensando qual é a correlação geral entre a falta de replicação e a fraude.
Fonte: Boing-Boing
Nenhum comentário:
Postar um comentário